Redação Pragmatismo
Saúde 01/Nov/2023 às 08:57 COMENTÁRIOS
Saúde

28 cidades brasileiras têm água contaminada com agrotóxicos perigosos acima do limite de segurança

Publicado em 01 Nov, 2023 às 08h57

Levantamento mostra que 210 municípios brasileiros apresentaram uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água consumida pela população. Em 28 municípios, testes de qualidade indicaram agrotóxicos em níveis acima do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde

cidades brasileiras água contaminada agrotóxicos perigosos acima limite segurança

Um levantamento feito pelo Repórter Brasil mostra que 210 municípios brasileiros apresentaram uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água consumida pela população no ano passado.

Já em 28 municípios, também em 2022, testes de qualidade indicaram agrotóxicos em níveis acima do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

Os dados foram compilados a partir do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde.

Entenda o que significa cada levantamento e se você pode estar nas regiões afetadas:

Coquetel de agrotóxicos

Os 210 municípios em que foi identificada a mistura de 27 tipos de agrotóxicos na água ficam em 13 estados.

Entre eles estão São Paulo, Fortaleza e Campinas (SP).

cidades brasileiras água contaminada agrotóxicos perigosos acima limite segurança

De acordo com o cruzamento de dados realizado pelo Repórter Brasil, os testes identificaram concentrações dentro do limite para cada agrotóxico isoladamente.

O problema é que a legislação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os pesticidas.

Na cidade de São Paulo, cinco agrotóxicos foram encontrados na água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A combinação de 27 agrotóxicos foi identificada em condomínios e empresas da capital paulista que têm sistemas particulares de tratamento de água.

Saiba mais: Mais de 500 casos de câncer no Paraná têm origem em água contaminada

Procurado pelo Repórter Brasil, o Ministério da Saúde reconheceu que analisar os agrotóxicos na água de forma individualizada é insuficiente para mapear os riscos à população. Mas, segundo a pasta, há poucos estudos que analisam os efeitos desse tipo de mistura.

As secretarias de Saúde de São Paulo, Campinas e Fortaleza disseram que seguem os parâmetros fixados na norma do Ministério para cada agrotóxico.

Pesticidas acima do limite

Já em 28 municípios do país testes de qualidade encontraram, na água, agrotóxicos acima do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde.

cidades brasileiras água contaminada agrotóxicos perigosos acima limite segurança
Dados de 2022 do painel Vigiagua do Ministério da Saúde

Clique aqui para ver a lista completa das cidades.

Aruanã, em Goiás, teve 17 testes com resultados acima do limite. A cidade está em uma região que se destaca pela produção de soja, feijão, milho e arroz.

A Saneago, empresa de abastecimento que atende Aruanã, alega que houve erro de digitação no preenchimento das informações.

No total, 55 testes identificaram concentrações de agrotóxicos acima do limite. Eles representam 0,02% dos 306.521 testes realizados e considerados consistentes pelo Ministério da Saúde.

O endrin e o aldrin, dois agrotóxicos proibidos no país, foram encontrados em concentrações acima do limite. A presença deles pode ser explicada pela entrada ilegal dessas substâncias no país e pela presença persistente delas no meio ambiente.

Quais são os efeitos da contaminação

As consequências do “coquetel” de agrotóxicos para o organismo humano ainda não são conhecidas.

O consumo frequente de água com altas concentrações de agrotóxicos, porém, aumenta os riscos para doenças crônicas, como câncer e distúrbios hormonais, e para problemas no sistema nervoso, nos rins e no fígado.

Os testes cujos resultados estão no Sisagua são feitos pelas próprias empresas de abastecimento de água. Os municípios, os estados e o Ministério da Saúde são responsáveis por fiscalizar os resultados.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS