Redação Pragmatismo
Notícias 16/Out/2023 às 10:54 COMENTÁRIOS
Notícias

Homem mata criança palestina de 6 anos nos EUA e é preso por "crime de ódio"

Publicado em 16 Out, 2023 às 10h54

Criança de 6 anos foi brutalmente assassinada nos EUA por ser palestina; mãe também foi atacada e ficou gravemente ferida, mas sobreviveu. Pai do menino desabafa: "Meu filho era um pequeno anjo na forma de pessoa. Com sua ingenuidade e pureza, tentou abraçar o agressor antes de ser morto. É difícil de acreditar que isso esteja acontecendo..."

menino palestino morre
Wadea al-Fayoum comemorou seu aniversário há apenas algumas semanas

O menino palestino Wadea Al-Fayoume, de 6 anos, foi esfaqueado até a morte por um homem em Ilinois, nos EUA, no último sábado (14). O pai da criança afirmou que seu filho provavelmente se aproximou do agressor com a intenção de oferecer um gesto amigável.

“É difícil imaginar esse homem segurando uma faca prestes a esfaquear meu filho”, disse o pai da vítima em entrevista ao The Daily Beast. “Fico pensando que meu filho provavelmente estava correndo em direção a ele de maneira carinhosa antes de ser esfaqueado, tentando dar um abraço nele.”

Joseph Czuba, de 71 anos, foi preso depois de esfaquear Wadea 26 vezes, e a mãe dele, Hanaan Shahin, de 32 anos, mais de 12 vezes, em um ataque chocante em uma propriedade em Plainfield Township, nos arredores de Chicago.

O assassino morava no térreo da casa em que Wadea e sua mãe moravam, e chegou a construir uma casa na árvore e uma área de lazer coberta para a criança. O pai, inconsolado, acrescentou que “não consegue acreditar” como o assassinato de seu filho aconteceu, descrevendo a criança de seis anos como “um pequeno anjo na forma de uma pessoa”.

A criança e a mãe “foram alvo de violência devido ao atual conflito entre o Hamas e Israel”, disse o Gabinete do Xerife do Condado de Will. O presidente dos EUA, Joe Biden, condenou o ataque à mãe e ao filho, que eram palestinos-americanos.

“Este horrível ato de ódio não tem lugar na América e vai contra os nossos valores fundamentais: a liberdade do medo pela forma como rezamos, o que acreditamos e quem somos. Como americanos, devemos nos unir e rejeitar a islamofobia e todas as formas de intolerância e ódio”, disse Biden num comunicado.

Czuba foi acusado de homicídio em primeiro grau, tentativa de homicídio em primeiro grau, crimes de ódio e agressão.

ENTENDA O CASO

Em comunicado divulgado no domingo (15/10), o Gabinete do Xerife do Condado de Will disse que na manhã de sábado recebeu uma chamada de emergência da mulher que disse estar sendo atacada pelo proprietário do imóvel onde ela vivia em Plainfield, perto de Chicago. A mulher disse que “correu para o banheiro e continuou a lutar contra o agressor”.

Quando os policiais chegaram ao local, encontraram a mulher e o menino com “múltiplas facadas no peito, tronco e extremidades superiores”. Ambas as vítimas foram levadas ao hospital, mas o menino morreu. Posteriormente, foi apurado que a criança foi esfaqueada 26 vezes.

Médicos acreditam que a mulher, que ficou gravemente ferida, vai conseguir sobreviver ao ataque. “Os detetives conseguiram determinar que ambas as vítimas deste ataque brutal foram alvo do suspeito devido ao fato de serem muçulmanos e ao conflito em curso no Oriente Médio envolvendo o Hamas e os israelenses”, acrescentou o gabinete do xerife, que não divulgou publicamente os nomes das vítimas.

Mais de 1.400 pessoas foram mortas em Israel, quando combatentes do Hamas cruzaram a fronteira da Faixa de Gaza para atacar civis e soldados. Em Gaza, mais de 2.450 pessoas foram mortas pelos bombardeios de Israel, dizem as autoridades palestinas, e cerca de 1.000 estão desaparecidas sob os escombros.

Recomendações

COMENTÁRIOS