Redação Pragmatismo
América Latina 18/Out/2023 às 07:32 COMENTÁRIOS
América Latina

Daniel Noboa: A direita se renova e apresenta a criatura da sua versão TikTok

Publicado em 18 Out, 2023 às 07h32

O equatoriano Daniel Noboa, de 35 anos, furou a fila e saltou na frente dos que tentam se afirmar como os primeiros exemplares da nova direita latino-americana a chegar ao poder. Noboa foi eleito presidente do Equador com 35 anos. O rapaz é da direita que uma parte da esquerda não consegue empurrar para a extrema, porque faz média com as pautas LGBTQIA+, diz que não há saída sem educação e formou sua base entre os jovens

Daniel Noboa direita renova apresenta criatura versão TikTok equador
Daniel Roy Gilchrist Noboa Azín

Moisés Mendes*, em seu Blog

O equatoriano Daniel Noboa furou a fila e saltou na frente dos que tentavam ou ainda tentam se afirmar como os primeiros exemplares da nova direita latino-americana a chegar ao poder. Noboa foi eleito presidente do Equador com 35 anos.

O rapaz é da direita que uma parte da esquerda não consegue empurrar para a extrema, porque faz média com as pautas LGBTQIA+, diz que não há saída sem educação e formou sua base entre os jovens.

Tem um discurso bonito na área dos costumes, pró-emprego e liberdade econômica e ideias consideradas esdrúxulas para as questões de segurança (como prisões flutuantes) que atormentam os equatorianos, mas sem que isso o identifique com soluções típicas do fascismo.

A mulher dele, a nutricionista e modelo Lavinia Valbonesi, é mais do que influenciadora, é estrela das redes sociais e foi decisiva na eleição. O próprio Noboa é celebridade na internet por fazer musculação e ter braços de Popeye.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Será que com isso e mais algumas simplificações teremos o retrato de um fenômeno que pode ser definido como herdeiro de uma família bilionária, neoliberal, o que hoje não esclarece muita coisa, privativista e inimigo dos trabalhadores? Ainda não temos.

Noboa estudou em Harvard, surpreendeu com a capacidade de reflexão e retórica na campanha, vingou o pai que tentou por cinco vezes ser presidente e está aí para ser decifrado.

Vão tentar compará-lo ao que já existe por perto, como Bolsonaro e Javier Milei, mas o que temos é uma figura a se melhor examinada. Noboa conseguiu o que Fernando Camacho vem tentando na Bolívia com perfil semelhante, mas muito mais perfilado à extrema-direita.

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS