Redação Pragmatismo
EUA 19/Out/2023 às 08:36 COMENTÁRIOS
EUA

Bilionário ameaça retirar financiamento de universidade após evento sobre literatura palestina

Publicado em 19 Out, 2023 às 08h36

Presidente do Congresso Judaico Mundial, bilionário Ronald Lauder ameaçou retirar financiamento da Universidade da Pensilvânia após instituição realizar um evento sobre literatura palestina. Ele também exigiu a demissão de importantes dirigentes da instituição de ensino, que prontamente deixaram seus cargos

Ronald S Lauder
Ronald S Lauder

informações da CNN

O bilionário Ronald Lauder está ameaçando cortar o dinheiro que destina à Universidade da Pensilvânia (UPenn). Ele é um dos principais financiadores da importante instituição de ensino superior particular dos EUA.

A ameaça de Lauder, um dos herdeiros da empresa de cosméticos Estée Lauder, marca as últimas consequências de doadores e ex-alunos alarmados com um festival literário palestino realizado no campus no mês passado, antes dos ataques terroristas do Hamas contra Israel.

“A conferência colocou uma mancha profunda na reputação da Penn que levará muito tempo para ser reparada”, escreveu Lauder à presidente da UPenn, Liz Magill, na segunda-feira. O bilionário acusa o evento de propagar ‘antissemitismo’.

“Você está me forçando a reexaminar meu apoio financeiro na ausência de medidas satisfatórias para enfrentar o antissemitismo na universidade”, escreveu Lauder.

O festival Palestine Writes criou uma reação que levou outros doadores proeminentes, incluindo o bilionário Marc Rowan e o ex-embaixador dos EUA Jon Huntsman, que prometeram cortar o financiamento. Rowan pediu a renúncia de Magill e o administrador Vahan Gureghian renunciou no final da semana passada.

“Os ex-alunos são membros importantes da comunidade Penn. Ouço a sua raiva, dor e frustração e estou tomando medidas para deixar claro que estou, e Penn está, enfaticamente contra os ataques terroristas do Hamas em Israel e contra o antissemitismo”, disse Magill num comunicado na terça-feira (17).

Os organizadores do festival ‘Palestine Writes’ negaram que o evento adotasse o antissemitismo. “Queríamos homenagear nossos ancestrais, celebrar nossa herança. Discutir nossos livros, falar sobre nossa situação. Falar sobre resistência, falar sobre política e poder e cultura e música e livros e comida e todas essas coisas”, disse Susan Abulhawa, diretora executiva do Palestine Writes Literature Festival.

Lauder, cuja fortuna é estimada em US$ 4,6 bilhões, segundo a Forbes, atua como presidente do Congresso Judaico Mundial, uma organização que “visa proteger as comunidades judaicas em todo o mundo da discriminação”.

Lauder disse que fez uma “viagem especial” à Filadélfia para se encontrar com Magill e persuadi-la a cancelar o festival Palestine Writes e fez dois telefonemas subsequentes nesse esforço. “O momento deste evento não poderia ter sido pior”, escreveu ele.

Em sua carta, Lauder argumentou que os organizadores do evento vieram “quase exclusivamente” do Departamento de Artes e Ciências e exigiu que medidas fossem tomadas.

“Deixe-me ser o mais claro possível: não quero que nenhum dos alunos do Instituto Lauder, os melhores e mais brilhantes da sua universidade, seja ensinado por qualquer um dos instrutores que estiveram envolvidos ou apoiaram este evento”, escreveu Lauder. “Sabemos quem eles são e o que fizeram”.

A líder da UPenn disse que sabe o quão “dolorosa foi a presença desses oradores” no campus para a comunidade judaica, especialmente durante o período mais sagrado do ano judaico. “A Universidade não endossou, e enfaticamente não endossa, esses palestrantes ou seus pontos de vista”, disse Magill, com medo de perder o financiamento.

O Palestine Writes se descreve como o “único festival de literatura norte-americano dedicado a celebrar e promover produções culturais de escritores e artistas palestinos”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS