Redação Pragmatismo
Notícias 12/Out/2023 às 10:51 COMENTÁRIOS
Notícias

40 bebês degolados e crianças em jaulas: guerra viraliza com informações não confirmadas

Publicado em 12 Out, 2023 às 10h51

Informação foi uma das mais compartilhadas no ocidente nas últimas horas e surgiu inicialmente no 'i24 News', canal israelense que tem ligação com a família do primeiro ministro Benjamin Netanyahu. Joe Biden chegou a dizer que viu "fotos de terroristas decapitando crianças". Horas mais tarde, a Casa Branca recuou e disse não ser possível confirmar as informações de maneira independente. Em nota, o Hamas negou decapitação de bebês

crianças gaiolas hamas
Informações falsas são as mais compartilhadas nas redes na guerra de narrativas

O governo israelense disse nesta quarta-feira (11) que não pode confirmar “neste momento” os relatos de que combatentes do Hamas “degolaram” 40 bebês em um kibutz no sul do país.

A informação surgiu inicialmente no canal israelense i24NEWS — emissora que mantém relações próximas com a família do primeiro ministro Benjamin Netanyahu.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

A notícia sobre “40 bebês assassinados” foi massivamente compartilhada nas redes sociais desde terça-feira, sendo usada para condenar a ofensiva da milícia islamita Hamas contra Israel, iniciada no sábado a partir da Faixa de Gaza.

“Não podemos confirmar nenhum número no momento”, disse nesta quarta-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, que administra a conta @Israel, quando questionado sobre essa versão.

Na noite desta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a dizer a líderes da comunidade judaica que viu fotos de “terroristas decapitando crianças”.

Horas mais tarde, porém, funcionários da Casa Branca recuaram e disseram não ter visto fotos, nem confirmado o incidente de maneira independente. O Hamas já havia negado veementemente a decapitação de bebês.

O Sky News, do Reino Unido, teve um correspondente no local e reportou que não havia evidências sobre a decapitação de bebês. Um único post com essa desinformação em português no Instagram chegou a ter mais de 900 mil visualizações em 24h.

A agência de notícias estatal da Turquia, Anodolu, publicou uma matéria em que informa que o Exército de Israel não confirma que bebês tenham sido decapitados. O Check News, serviço de checagem do Libération, da França, também esclareceu a história.

Principal aliado de Israel, Joe Biden tem interesse em desumanizar ao máximo a população palestina para justificar os massivos bombardeios na Faixa de Gaza.

Mesmo que a maioria dos palestinos não tenham nada a ver com o Hamas, é importante para o Ocidente que a opinião pública associe o povo palestino à milícia fundamentalista. Trata-se de vencer a guerra das narrativas — hoje tão importante quanto a guerra no campo de batalha.

Há também uma imagem de crianças dentro de uma gaiola que circula na internet como se fossem pequenos israelenses sequestrados pelo Hamas.

Embora não tenha sido possível identificar o contexto original do vídeo, sabe-se que ele não está relacionado com o conflito Israel-Hamas e que havia sido publicado nas redes sociais muito antes da ofensiva do Hamas no último sábado.

✅ Receba as notícias mais importantes do dia. Clique aqui para seguir o novo canal do Pragmatismo no WhatsApp.

Recomendações

COMENTÁRIOS