Redação Pragmatismo
Política Externa 18/Set/2023 às 20:09 COMENTÁRIOS
Política Externa

Zelensky aceita convite e deve se reunir com Lula na próxima quarta-feira em NY

Publicado em 18 Set, 2023 às 20h09

Encontro deve ser realizado após reunião bilateral entre Lula e o presidente dos EUA, Joe Biden. Expectativa é que Zelensky não apronte mais uma vez. Em maio, durante a cúpula do G7, Lula afirmou que se reuniria com o presidente ucraniano, mas Zelensky não compareceu ao local e horário estipulados

Zelensky

Brasil de Fato

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou o convite para se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às margens da 78ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A informação foi divulgada por uma fonte do Palácio do Planalto, conforme relevado pelo G1.

A expectativa é o que o encontro seja realizado durante a tarde de quarta-feira (20). A Reuters também publicou a informação, citando duas fontes anônimas do governo brasileiro.

No último domingo (17), foi noticiado que o presidente Lula ofereceu dois horários de sua agenda para se reunir com Volodymyr Zelensky no âmbito das agendas bilaterais.

Caso o encontro seja confirmado, será a primeira vez que os dois líderes terão uma reunião bilateral. Houve uma tentativa durante a cúpula do G7, no Japão, em maio, mas o encontro foi frustrado por problemas de agenda. Na ocasião, Lula afirmou que se reuniria com o presidente ucraniano, mas Zelensky não compareceu ao local e horário estipulados.

O desencontro causou um estremecimento nas relações entre Brasil e Ucrânia. O presidente Lula tem reiterado a posição de promover esforços conjuntos para encontrar uma solução para a guerra, mas encontra resistência do lado ucraniano, uma vez que Zelensky já criticou abertamente Lula por não condenar a Rússia mais enfaticamente.

Após a frustrada reunião do G7, Zelensky fez declarações polêmicas, chegando a dizer que Lula não pensava por conta própria a respeito da guerra e repetia, apenas, o que Vladmir Putin pensava.

Recomendações

COMENTÁRIOS