Redação Pragmatismo
Notícias 22/Set/2023 às 08:15 COMENTÁRIOS
Notícias

Walewska Oliveira, da seleção brasileira de vôlei, morre aos 43 anos. Amigos lamentam: "Sem acreditar"

Publicado em 22 Set, 2023 às 08h15

Walewska foi uma das maiores esportistas do vôlei brasileiro e conquistou a medalha de ouro olímpica com a seleção. A atleta estava em São Paulo para divulgação de sua biografia e também lançaria uma linha de chocolates saudáveis. Alexandre Oliveira, que gravou podcast com Walewska horas antes da morte, fez um desabafo: "Se vocês puderem ver, ela estava extremamente feliz e contente [...] Em nenhum momento passou qualquer problema que ela pudesse ter. Estou completamente em choque. Era uma mulher incrível, totalmente fora da curva em termos de cultura, educação"

Walewska Oliveira
Walewska Oliveira

A ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira morreu na noite desta quinta-feira (21). Ela foi uma das maiores esportistas da seleção brasileira. A ex-atleta estava em São Paulo para divulgação de sua biografia. Além disso, ela lançaria uma linha de chocolates saudáveis.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Wal tinha 43 anos e faturou o ouro olímpico em Pequim-2008. Antes, ela fez parte do elenco brasileiro que foi bronze em Sydney-2000. A brasileira se aposentou das quadras no ano passado e, nos últimos tempos, apostava em lançamento de produtos envolvendo liderança e alta performance.

SAIBA MAIS: Boletim de Ocorrência diz que Walewska caiu do 17º andar

Alguns atletas e famosos se manifestaram nas redes sociais. “Eu, sinceramente, nem sei o que falar. É uma amiga, uma pessoa maravilhosa. Fui a duas Olimpíadas com ela, sempre tivemos uma relação maravilhosa de amizade. Era uma baita profissional e pessoa. É uma notícia que deixa a gente devastado”, disse Nalbert.

Paula Pequeno: “É um momento muito delicado, está todo mundo destroçado e arrebentado com uma notícia desta. Tem gente fazendo publicação pra like? Pelo amor de Deus. Um pouco de respeito. Ninguém vai saber o motivo até que haja uma investigação e que se trace um roteiro do que possa ter acontecido. O mundo do vôlei, o Brasil e a família: está todo mundo desesperado, de luto e sofrendo”.

Alexandre Oliveira (ex-jogador que gravou ontem um podcast com Wal): “A gente não sabia o que tinha acontecido quando subimos o podcast. Várias pessoas me ligaram perguntando o que havia acontecido, eu não sabia. A gente gravou o podcast ontem (quarta), às 15h, em Alphaville. Tratei com ela a semana passada toda, marquei, combinei, ela topou de boa. Se vocês puderem ver, ela estava extremamente feliz e contente. Falou da carreira, dos planos e de muita coisa bacana da vida dela. Em nenhum momento passou qualquer problema que ela pudesse ter sobre saúde mental ou física. Não transpareceu. Fica nosso pesar, eu estou completamente em choque. Era uma mulher incrível, totalmente fora da curva em termos de cultura, educação, em como conversar… nunca imaginei”.

Abel Ferreira. “Quando disseram, nem acreditei, fiquei incrédulo. Acho mesmo que não vale a pena me chatear com futebol, tem que desfrutar. Infelizmente, é nesses momentos que falamos da morte que nós pensamos realmente qual é minha missão como homem, pai, filho. Tive oportunidade de falar com ela, era capitã do time. Foi uma hora extraordinária de aprendizado.”

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) emitiu uma nota abordando a morte de Walewska. A entidade ressaltou os títulos da central e, em nome do presidente Radamés Lattari, se solidarizou com os familiares.

“Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira. Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013. Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora”, diz nota da CBV.

ÚLTIMOS DIAS

Natural de Minas Gerais, a ex-jogadora estava em São Paulo para compromissos comerciais. Na terça-feira (19), Wal aproveitou para visitar as instalações do Palmeiras. A ida contou, inclusive, com troca de livros com o treinador Abel Ferreira.

Walewska com o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira
Walewska com o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira

Walewska se preparava para lançar uma linha de bombons saudáveis. A iniciativa era uma parceria com o chef Gustavo Pereira, e os doces pré-treino chegaram a ser provados pelas atuais jogadoras da seleção.

A mineira também se dedicava ao mundo das palestras. Os temas eram, basicamente, de alta performance e disciplina, inclusive envolvendo as experiências olímpicas.

A última aparição pública de Wal ocorreu no “Canal Ataque Defesa”, do jornalista e ex-jogador de vôlei Alexandre Oliveira. O podcast foi gravado na quarta (20) e publicado ontem (21), horas antes da confirmação da morte da esportista.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS