Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 14/Set/2023 às 09:22 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Roberto Jefferson vai a júri popular por abrir fogo e lançar granada contra agentes da PF

Publicado em 14 Set, 2023 às 09h22

Roberto Jefferson vai a júri popular por quatro tentativas de homicídios contra agentes da PF. Bolsonarista atirou cerca de 50 vezes e arremessou 3 granadas contra 4 policiais federais que foram cumprir um mandado de prisão

Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro
Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro

O ex-deputado federal Roberto Jefferson vai a júri popular por quatro tentativas de homicídio contra agentes da Polícia Federal. A determinação foi dada pela juíza federal Abby Ilharco Magalhães, da 1ª Vara Federal de Três Rios, no Rio de Janeiro.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O bolsonarista tentou matar os policiais que foram prendê-lo em 23 de outubro de 2022, às vésperas da eleição. A intenção de Jefferson era estimular um ambiente de ainda mais ódio e gerar derramamento de sangue, com o objetivo de melar o processo eleitoral — uma vez que seu candidato aparecia atrás nas pesquisas.

Jefferson disse que não iria se entregar e que só sairia de casa ‘morto’. O bolsonarista queria ser transformado em uma espécie de mártir, mas o plano falhou.

A juíza Abby Ilharco Magalhães manteve recentemente a prisão preventiva de Jefferson – ele atualmente está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, com autorização do ministro Alexandre de Moraes.

Em seu interrogatório em maio deste ano, Jefferson admitiu que atirou cerca de 50 vezes e que arremessou três granadas contra os quatro agentes da PF, mas que não teve a intenção de matá-los.

Em sua decisão, a juíza afastou a qualificadora de motivo fútil imputada pelo Ministério Público Federal, mas manteve as qualificadoras de “emprego de recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido”, crime “contra autoridade no exercício da função”, e “emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido”.

“Por sua vez, indicativos suficientes de autoria emergem da situação de flagrância, confirmada pelos depoimentos dos policiais federais em juízo, além da manifestação do próprio réu em interrogatório, no ponto em que não nega a efetivação de disparos e lançamento de artefatos explosivos na ocasião dos fatos”, diz a decisão de pronúncia.

Abby Ilharco rejeitou a acusação do crime de dano qualificado, mas reconheceu a existência de conexão da tentativa de homicídio com os crimes de resistência qualificada; posse ilegal de arma e de três granadas adulteradas.

Roberto Jefferson é ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, ex-presidente do PTB e advogado. Ganhou destaque em 2005, quando levou seu partido a compor a base aliada do 1º governo Lula, mas depois rompeu e se tornou o delator do chamado ‘mensalão’.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS