Redação Pragmatismo
História 14/Set/2023 às 10:18 COMENTÁRIOS
História

Adolescente reclama da mãe em carta escrita 1.700 anos antes de Cristo

Publicado em 14 Set, 2023 às 10h18

Escrita há 3,8 mil anos, carta de adolescente alfinetando e reclamando com a mãe a respeito de roupas viraliza nas redes. Documento foi divulgado pelo ILFScience e está exposto no Louvre. O texto pertence a uma tábua de cartas escavada em Larsa

Adolescente reclama mãe em carta escrita anos antes Cristo
Carta crava na pedra em escrita cuneiforme, do rei babilônico Hamurabi ao pai de Iddin-Sin, Shamash-hazir (Imagem: Wikimedia)

Iully Fernandes, O Povo

Um documento divulgado pelo site ILFScience nessa quinta-feira, 7, foi escrito por um jovem babilônico, Iddin-Sin, para sua mãe Zinû, e contém uma reclamação típica de adolescentes contemporâneos. Na carta, em um “dilema fashion”, o garoto se queixa de suas roupas e pede por novas.

Endereçada à mãe dele por volta de 1792 a 1750 a.C. (período do reinado de Hamurabi), a carta viralizou no Tik Tok por meio do criador de conteúdo educativo, Michael R. McBride, e engajou mais de 4 mil curtidas e 43 mil visualizações.

No TikTok, McBride destaca um trecho da carta ironizando sua importância. “Relaxa, é só uma carta de um estudante de escola para sua mãe na Antiga Mesopotâmia”, diz a legenda do próprio vídeo, em seguida acompanhada de uma música teatral.

Saiba mais: Espécie humana quase foi extinta há 900 mil anos, revela estudo publicado na Science

Segundo tradução fornecida pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Inglaterra, o texto original tem um início cuidadoso, com o estudante falando com a mãe de modo educado.

“Diga à senhora Zinû: Iddin-Sin envia a seguinte mensagem”, diz a carta. “Que os deuses ama, Marduk e Ilabrat mantenham você para sempre com boa saúde por minha causa”.

Após as devidas formalidades culturais da época, o jovem inicia suas queixas na escrita cuneiforme: “As roupas dos cavalheiros melhoram a cada ano; você reduz minhas roupas de ano para ano”, ele diz. “Você ficou rica reduzindo e reduzindo minha roupa?”, alfineta. “Enquanto a lã é consumida como pão em nossa casa, você reduziu minhas roupas”.

Em seguida, o jovem compara a situação dele com a de um colega. “O filho de Adad-iddinam, cujo pai é funcionário do meu pai, está usando duas roupas novas. Você continua se preocupando com minha única peça de roupa”, argumenta Iddin-Sin.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Por fim, o adolescente finaliza sua reclamação de modo dramático. “Enquanto você me deu à luz, a mãe dele o adotou. E embora a mãe dele o ame, você não me ama”, afirma.

A carta de Iddin-Sin para Zinû é conhecida por sua designação técnica TCL 18 111. De acordo com a biblioteca digital Cuneiform Digital Library Initiative, o texto pertence a uma tábua de cartas escavada em Larsa e agora mantida no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Confira a carta escrita em cuneiforme

Adolescente reclama mãe em carta escrita anos antes Cristo
A carta de Iddin-Sin para sua mãe, Zinu (Imagem: Wikimedia)

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a se manter no ar e alcançar mais pessoas. Se cada um que gosta do nosso trabalho doasse apenas 1 REAL por mês, a estrutura poderia dobrar de tamanho e o conteúdo alcançaria muito mais gente. Faça uma contribuição solidária através da chave PIX: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS