Redação Pragmatismo
Mundo 23/Ago/2023 às 17:16 COMENTÁRIOS
Mundo

Vídeo mostra momento da queda do avião de líder mercenário que desafiou Putin

Publicado em 23 Ago, 2023 às 17h16

Avião de líder mercenário que desafiou Putin cai e mata todos a bordo. Chefe do grupo Wagner protagonizou um dos momentos mais tensos da guerra até agora, ao realizar motim contra a alta cúpula militar russa. O presidente dos EUA, Joe Biden, que comemorou o motim do Wagner contra Putin, se manifestou sobre a queda do avião: "Não estou surpreso"

avião prighozin cai rússia putin

O líder do grupo mercenário Wagner teria morrido na queda de um avião que caiu hoje na região de Tver, na Rússia. Yevgeny Prigozhin protagonizou um motim contra a cúpula militar da Rússia no maior desafio ao presidente Vladimir Putin em mais de 20 anos.

O acidente ocorreu na noite desta quarta (23) na rota que o jato de fabricação brasileira Embraer Legacy 600 fazia entre Moscou e São Petersburgo, um dia depois de Prigozhin reaparecer em suas redes sociais com um vídeo que teria sido gravado durante operações do Wagner na África.

O jato era de propriedade de Prigozhin e ele foi visto embarcando na aeronave diversas vezes, inclusive quando foi para Belarus após o motim fracassado de 24 de junho.

Ainda não está claro o que ocorreu com o avião, se foi abatido ou se houve uma explosão a bordo, por exemplo. Oito corpos foram encontrados até o momento no local do acidente, segundo a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Diversos vídeos publicados nas redes e em emissoras internacionais mostram o momento exato da queda do avião.

VÍDEO:

O presidente americano, Joe Biden, disse, nesta quarta-feira, não ter se surpreendido com a notícia de que Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo de mercenários russo Wagner, possa ter morrido na queda do avião.

“Eu não sei exatamente o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse Biden, acrescentando que “não há muita coisa que aconteça na Rússia que (o presidente Vladimir) Putin não esteja por trás. Mas não sei o suficiente para saber a resposta”.

Após desafiar Putin de maneira inédita em junho, vários observadores russos descreveram o chefe do grupo Wagner como “marcado para morrer”.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a custear a estrutura. Seu apoio é muito importante. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS