Redação Pragmatismo
Notícias 25/Ago/2023 às 12:34 COMENTÁRIOS
Notícias

Vereadores de Porto Alegre aprovam lei que torna o 8 de janeiro 'Dia Municipal do Patriota'

Publicado em 25 Ago, 2023 às 12h34

Acredite se quiser: Vereadores de Porto Alegre (RS) aprovam lei que estabelece o 8 de janeiro como o Dia Municipal do Patriota no calendário dos cidadãos da capital gaúcha

dia do patriota porto alegre
Ton Molina/AFP – 08/01/2023

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), promulgou a lei que estabelece 8 de janeiro como o Dia Municipal do Patriota no calendário dos cidadãos da capital gaúcha.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O 8 de janeiro entrou para história do Brasil após os atos terroristas contra a sede dos Três Poderes organizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De autoria do então vereador Alexandre Bobadra (PL) — o político bolsonarista teve a candidatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação —, o projeto de lei foi proposto em 15 de março deste ano.

Tal medida poderia ter sido vetada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). No entanto, a indiferença do chefe do Executivo fez com que o texto retornasse ao Legislativo, onde foi promulgado por Sossmeier, inclusive tornando-se a Lei 13.530.

Agora, o novo “feriado” entra no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A primeira comemoração ocorre em 2024, quando os atos golpistas de 8 de janeiro completam um ano.

Os prejuízos causados aos cofres públicos pelo 8 de janeiro foram calculados em mais de R$ 30 milhões. Até o momento, Supremo Tribunal Federal (STF) considerou mais de 1,2 mil réus do total de 1.390 participantes dos atos golpistas.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e custear a estrutura. Seu apoio é muito importante. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS