Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 21/Ago/2023 às 07:20 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Utilização da Terra por Máquinas Agrícolas no Contexto das Mudanças Climáticas

Publicado em 21 Ago, 2023 às 07h20

O destino da agricultura está intimamente ligado às mudanças climáticas. O aquecimento da Terra afeta as plantações e a segurança alimentar

Utilização Terra Máquinas Agrícolas Contexto Mudanças Climáticas

O desafio do aquecimento global e o impulso para descarbonizar os principais setores, incluindo a agricultura, esclarecem a necessidade de aprimorar os métodos que usamos para entender o impacto ambiental da agricultura. Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura, é preciso incentivar e encorajar o abandono das práticas agrícolas tradicionais, como a lavoura profunda, a falta de diversidade de culturas e o uso de fertilizantes sintéticos.

Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil

O Brasil, com sua vasta área de terra, ecossistemas diversos e cenário socioeconômico complexo, enfrenta inúmeros desafios devido às mudanças climáticas. Os impactos da mudança climática no Brasil podem ser observados em sua agricultura, recursos hídricos, regiões costeiras, saúde e ecossistemas. Aqui estão alguns dos efeitos significativos:

Degradação da Floresta Tropical

A floresta amazônica, conhecida por sua vegetação exuberante e biodiversidade única, está sob a terrível ameaça do desmatamento. Esse ecossistema crítico enfrenta graves consequências devido a essa prática destrutiva. Entre os impactos mais graves está o deslocamento de comunidades indígenas e a erosão do solo. Com um vínculo íntimo com a terra, esses grupos dependem da floresta para seu sustento e abrigo. No entanto, à medida que as árvores são derrubadas, seus lares, meios de subsistência e a própria existência são colocados em risco.

A perda de solo por erosão no Brasil e perda da biodiversidade é outro resultado preocupante. A Amazônia abriga uma variedade surpreendente de espécies animais, muitas exclusivas de seus limites. A derrubada da floresta perturba os habitats, colocando em risco essas criaturas e perturbando o equilíbrio de todo o ecossistema. A erosão do solo no Brasil, resultante do desmatamento, diminui os solos férteis pelos quais a Amazônia é conhecida. Esse esgotamento prejudica a vida vegetal e animal, levando à redução da produtividade e a dificuldades econômicas para as comunidades locais.

A principal das consequências é o papel do desmatamento nas mudanças climáticas. As árvores funcionam como sumidouros naturais de carbono, mas sua remoção libera uma quantidade substancial de dióxido de carbono na atmosfera. Isso piora a mudança climática, promovendo temperaturas mais altas, aumento do nível do mar e desastres naturais mais frequentes. As implicações do desmatamento da Amazônia são claras e alarmantes. O desmatamento acelera a erosão do solo. Da redução da biodiversidade ao deslocamento de indígenas, as consequências são profundas. Cabe a nós proteger esse ecossistema de valor inestimável, seja por meio do apoio a iniciativas de conservação ou da adoção de estilos de vida sustentáveis. É imperativo tomar medidas imediatas para preservar o esplendor da Amazônia e suas contribuições vitais para o bem-estar do planeta.

Deslizamentos de Terra e Inundações Grandes

Em diferentes meses do ano, dezenas de pessoas morreram e dezenas de milhares foram desalojadas de suas casas como resultado das chuvas que atingiram os estados brasileiros. Não são apenas os estados do nordeste do Brasil, mas muitos outros também estão enfrentando esse problema em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tudo isso não se deve apenas às condições climáticas, mas também ao desmatamento ilegal. As árvores podem salvar as casas das pessoas e até mesmo as suas próprias, mas a madeira está sendo cortada para venda, especialmente em locais e regiões não autorizados. Uma pessoa deve sofrer e ser responsável por suas ações perante seus semelhantes.

Efeitos da Mudança Climática no Solo

A mudança climática está alterando gradualmente os solos por meio de gases atmosféricos e mudanças de temperatura, afetando a qualidade e a produtividade do solo. As mudanças incluem a diminuição da fertilidade do solo devido às mudanças químicas, a redução da produtividade das culturas devido à escassez de água e às flutuações de temperatura, a redução da biodiversidade do solo, o aumento da erosão causada por enchentes e tempestades de areia, o aumento das emissões de gases de efeito estufa que perturbam os processos do solo e as ameaças à segurança alimentar. Esses impactos persistentes enfatizam a necessidade de abordar as mudanças climáticas para manter a saúde do solo, a agricultura sustentável e a segurança alimentar global.

Mudanças Agrícolas

O Brasil, um dos principais produtores de soja, café e laranja, está enfrentando desafios decorrentes de mudanças nos padrões de chuva, aumento das temperaturas e condições climáticas extremas. A produtividade e a distribuição das safras estão ameaçadas, prejudicando algumas regiões e favorecendo outras. Como 90% da agricultura depende das chuvas, as secas e as ondas de calor ameaçam a economia. As temperaturas mais altas aceleram o crescimento das plantas por meio da liberação do excesso de vapor, mas a umidade insuficiente do solo reduz a produtividade, medida como déficit de pressão de vapor (VPD).

A agricultura está se espalhando para regiões com maior déficit de pressão de vapor VPD, exacerbado pela seca causada pelo desmatamento, o que torna problemática a agricultura intensiva em terras desmatadas. Os problemas com o cultivo duplo devido à mudança das estações podem levar a um desmatamento ainda maior. A agricultura sustentável é fundamental para mitigar esses riscos.

Tecnologia de Agricultura de Precisão

As ferramentas atuais tenham sido desenvolvidas para a agricultura de larga escala, elas estão se tornando cada vez mais acessíveis aos pequenos agricultores. A agricultura de precisão depende de hardware, software e serviços de TI especializados. Os satélites e os robôs não tripulados também podem fornecer aos agricultores imagens em tempo real de plantas individuais. O software especializado EOSDA Crop Monitoring ajuda a monitorar remotamente campos e grandes áreas de terra, antecipando quaisquer problemas que possam ocorrer ou que já tenham ocorrido nos campos.

Sementes Resilientes ao Clima

Os algoritmos podem analisar dados climáticos históricos e prever como as condições de cultivo mudarão em uma área. Isso pode ajudar os governos a aconselhar os agricultores sobre quais variedades ou culturas eles devem abandonar e quais devem começar a cultivar.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

O cultivo de plantas é fundamental para adaptar a agricultura às mudanças nas condições climáticas. A diversidade de culturas cultivadas pelas comunidades agrícolas favorece a adaptação ao clima. Os agricultores se adaptam rapidamente às mudanças climáticas mudando as culturas, a rotação de culturas e a irrigação. O reconhecimento das estratégias dos agricultores é fundamental, pois eles têm milhares de anos de conhecimento. Suas práticas dinâmicas e diversificadas, baseadas na biodiversidade natural, garantem a sustentabilidade e a estabilidade.

Estratégia dos Investidores

O destino da agricultura está intimamente ligado às mudanças climáticas. O aquecimento da Terra afeta as plantações e a segurança alimentar: o calor e a seca danificam as gramíneas, as pragas se multiplicam, os incêndios florestais afetam as plantações e o clima extremo atrapalha o transporte. As startups de tecnologia estão prestando atenção a esses desafios, e os investidores em agtech estão buscando soluções com foco no clima. Essas soluções incluem a conservação do solo e da água, métodos sustentáveis de cultivo e redução do desperdício de alimentos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS