Redação Pragmatismo
Mundo 31/Ago/2023 às 08:37 COMENTÁRIOS
Mundo

Incêndio em edifício ocupado por imigrantes mata 73 pessoas em Joanesburgo

Publicado em 31 Ago, 2023 às 08h37

Número de mortos pode aumentar, pois a busca e o resgate ainda estão em andamento; várias crianças estão entre as vítimas. Autoridades afirmaram que "dentro do prédio havia um portão trancado para que as pessoas não conseguissem sair"

incendio africa do sul

Reuters

Um incêndio em um prédio de Joanesburgo, na África do Sul, causou a morte de 73 pessoas, na madrugada desta quinta-feira (31). Outras 43 pessoas ficaram feridas, segundo o governo da cidade. As causas estão sendo investigadas.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

O prédio de cinco andares ficava no centro da cidade e era utilizado como uma residência informal. De acordo com autoridades, o edifício era majoritariamente ocupado por imigrantes. O incêndio teve início às 1h30, pelo horário local — noite de quarta-feira (30) o Brasil.

De acordo com o porta-voz dos Serviços de Gestão de Emergências de Joanesburgo, Robert Mulaudzi, equipes de resgate trabalham para socorrer e resgatar outras vítimas que podem estar dentro do edifício.

“O número [de mortos] pode aumentar, pois a busca e o resgate ainda estão em andamento”, publicou o governo da cidade em uma rede social.

Segundo Mulaudzi, o interior do edifício era na verdade uma ocupação informal, onde barracos e outras estruturas foram erguidos e as pessoas foram amontoadas em quartos, disse ele. Havia barreiras em todos os lugares que teriam dificultado muito a fuga dos residentes e que dificultaram as equipes de emergência que tentavam trabalhar no local.

Sete crianças estão entre os mortos. A vítima mais jovem tinha um ano de idade, afirmou o porta-voz. Os feridos foram atendidos e encaminhados para hospitais e centros médicos da região.

Imagens feitas no local mostram diversos corpos estendidos na rua. Mgcini Tshwaku, membro do comitê municipal da cidade responsável pela segurança pública, apontou como causa provável o uso de velas para iluminar o interior do edifício.

“Dentro do prédio havia um portão (de segurança) que estava fechado, para que as pessoas não conseguissem sair”, segundo Tshwaku. “Muitos corpos carbonizados foram encontrados amontoados neste portão”, afirmou.

De acordo com a agência de notícias AFP, a ocupação ilegal de prédios abandonados é comum no centro de Joanesburgo, onde muitos imóveis são controlados por grupos criminosos que cobram aluguel dos ocupantes. Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul, com população estimada em cerca de 6 milhões de habitantes.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS