Redação Pragmatismo
Saúde 31/Ago/2023 às 17:33 COMENTÁRIOS
Saúde

Faustão fala primeira vez após transplante de coração: "Agradeço ao doador e ao SUS"

Publicado em 31 Ago, 2023 às 17h33

"Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão". Questionado qual foi seu primeiro pensamento ao acordar da cirurgia, Faustão respondeu: "Foi que eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos". O apresentador também chorou ao falar do doador e dos seus familiares

faustão doador

Em entrevista ao jornalista Lucas Pasin, do UOL, Faustão sobre sua recuperação do transplante de coração e revelou seu primeiro pensamento ao acordar: “motivar a doação de órgãos”.

“Pode perguntar o que quiser. Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu”, disse.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

“Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”.

“O meu primeiro pensamento ao acordar da cirurgia foi: eu preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo”, continuou Faustão.

“Ontem parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão”, acrescentou o apresentador.

No fim da tarde desta quarta (30), o Hospital Israelita Albert Einstein informou que o apresentador estava conversando normalmente e já iniciara a fisioterapia. “Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia.”

Agradecimento aos familiares do doador

Em seguida, em um vídeo publicado por ele mesmo nas redes, Faustão se emocionou ao falar dos familiares do doador. “Quero agradecer, fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo”, diz.

O apresentador seguiu falando sobre o doador do coração no vídeo postado no Instagram. Emocionado, disse em um outro momento do vídeo para a família de Fábio: “Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente”

“O Edison, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas das mais humildes […] Esse recado é especificamente para o José Pereira da Silva. A galera da Baixada[Santista]. Wellington… Wellisson e a Jaqueline. Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente. Deus lhe pague por tudo que vocês proporcionaram para mim. Estou eternamente grato”.

Doador

Fábio Cordeiro da Silva, o jogador de futebol de várzea que morreu no último sábado (26), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.

Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 13 transplantes de coração no país, sendo sete no estado de São Paulo, entre eles, o do apresentador Fausto Silva.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS