Redação Pragmatismo
Notícias 18/Ago/2023 às 11:06 COMENTÁRIOS
Notícias

Fátima de Tubarão, que defecou no STF, se torna ré por participação nos atos golpistas

Publicado em 18 Ago, 2023 às 11h06

STF forma maioria para tornar réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas do 8 de janeiro. Entre os novos réus está Fátima de Tubarão, que ficou conhecida por defecar nas dependências do Supremo e 'quebrar tudo' aos gritos de "vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora". Quem também se tornou réu foi Serere Xavante, que convocou pistoleiros para impedir a posse de Lula

fátima de tubarão

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Fátima de Tubarão e Serere Xavante estão entre os alvos.

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, abriu o plenário virtual na segunda-feira (14), com voto a favor para que mais 70 invasores, autores intelectuais e incitadores aos ataques à Praça dos Três Poderes virassem réus.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Roberto Barroso e Luiz Fux, junto das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o relator do inquérito.

Já os ministros André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados para a corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seguiram a decisão de Moraes, mas com ressalvas. Cada ministro analisou as denúncias de forma individual.

O STF deve iniciar os julgamentos das primeiras ações penais dos atos golpistas no início de setembro. A PGR já defendeu a condenação de ao menos 60 réus.

Até o momento, o STF transformou 1.290 pessoas em réus por autoria ou participação nos atos golpistas. A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou 1.390 pessoas.

Eles podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano e dano qualificado.

Fátima de Tubarão

Fátima de Tubarão está presa desde o final de janeiro. Em março, como mostrou o Pragmatismo, ela entrou na Justiça com um pedido de prisão domiciliar sob a justificativa de que precisaria “cuidar de duas crianças”.

Fátima ficou famosa por ter defecado no STF no dia da invasão. “Vamos quebrar tudo, vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora”, disse a mulher em vídeo gravado no 8 de janeiro.

O indígena José Acácio Serere Xavante também está entre os alvos. Ele é acusado de ameaçar integrantes do STF e convocar pessoas armadas para impedir a diplomação de Lula (PT).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS