Redação Pragmatismo
Europa 15/Ago/2023 às 11:44 COMENTÁRIOS
Europa

Extremista que prega ódio contra imigrantes na Alemanha leva surra aos gritos de 'nazista'

Publicado em 15 Ago, 2023 às 11h44

Político de extrema-direita leva surra na Alemanha e é chamado de 'nazista'. Andreas Jurca coordena campanha contra imigrantes e afirma que agressão teve 'motivação política'

Andreas Jurca
Andreas Jurca

via DCM

Andreas Jurca, líder do AfD (Alternative für Deutschland, em alemão Alternativa para a Alemanha) em Augsburg, foi agredido fisicamente no sábado.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

De acordo com Jurca, 35 anos, ele e uma amiga caminhavam depois de uma festa, quando encontraram um grupo. Jurca conta que foi abordado e questionado se ele era o homem que estampava os cartazes de uma campanha. Quando um homem estendeu a mão direita, Jurca foi inesperadamente atingido no rosto por outra pessoa.

Jurca, que alega que sofreu perda parcial da memória, acredita que também foi espancado no chão e ouviu a frase “Scheiß Nazi” (“maldito nazista”). Ele sofreu hematomas graves no rosto e no corpo, além de uma lesão no tornozelo. A companheira dele, de 32 anos, sofreu ferimentos leves.

A identidade do suposto autor do ataque ao membro da AfD permanece desconhecida. Várias especulações circularam nas redes sociais sobre as motivações políticas, e o próprio Jurca suspeita que possa ter sido motivado politicamente. Com base na aparência e no sotaque, Jurca acredita que os indivíduos que encontrou eram imigrantes. No entanto, ele só pode especular sobre os motivos exatos e não pode fornecer mais detalhes porque fugiram após o incidente.

Em uma declaração recente, a polícia afirmou que as investigações estão em andamento para determinar a causa, a sequência dos eventos e os possíveis motivos do incidente relatado. Gabrielle Mailbeck, candidata ao conselho distrital do AfD, chamou o incidente de “perturbador” e um “ataque brutal”, sugerindo que Jurca foi alvo apenas por causa de sua afiliação política ao AfD.

Por outro lado, crimes cometidos por membros da AfD têm se repetido. Peter Junker, vice-presidente da associação distrital da AfD e conselheiro municipal em Finsing, fez recentemente comentários depreciativos sobre pessoas queer na conferência do partido. O soldado da Bundeswehr Sven Bäring o denunciou à polícia de Colônia por incitação ao ódio. O partido é considerado um caso suspeito de extremismo de direita pelo Escritório de Proteção à Constituição.

Recentemente, a Associação de Centros de Aconselhamento para Vítimas de Violência de Direita, Racista e Antissemita (VBRG) também alertou sobre a violência da AfD: “O número de casos em que políticos da Alternativa para a Alemanha aparecem como perpetradores de violência é preocupante”.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS