Redação Pragmatismo
Notícias 08/Ago/2023 às 11:38 COMENTÁRIOS
Notícias

Estudante de medicina do Paraná morre em combate na guerra da Ucrânia

Publicado em 08 Ago, 2023 às 11h38

Nascido e criado em Curitiba, Antônio Hashitani foi para a guerra com a intenção de "matar russos" e ajudar a Ucrânia. O jovem era estudante de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Amigos e familiares lamentaram a perda

Antônio Hashitani
Antônio Hashitani

O paranaense Antônio Hashitani, de 25 anos, morreu em combate na guerra na Ucrânia. Ele atuava em um grupo paramilitar, na cidade de Bakhmut. O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Kiev, informou ao Pragmatismo que foi comunicado do fato pelas autoridades competentes ucranianas.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

A pasta esclareceu que está em contato com familiares dele para prestar “a assistência cabível”. O estudante de medicina teria morrido no último dia 2 ou 3 de agosto, disseram familiares dele à TV Globo.

Antônio Hashitani estudava na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e decidiu deixar o curso em 2022, com o objetivo de lutar na guerra contra a Rússia.

Amigos e familiares do brasileiro lamentaram a morte pelas redes sociais. Antonio fazia parte da legião internacional, grupos de mercenários estrangeiros que o governo da Ucrânia criou para defender o território do país.

“Antônio não se contentava nunca, queria mais e mais. Faltando pouco tempo pra terminar sua faculdade de medicina, Antônio largou tudo e foi pra África fazer voluntariado. Mas, com a sua teimosia, decidiu que precisava ir além. Então, foi pra Ucrânia se voluntariar na guerra”, escreveu Laissa Loraine, amiga do estudante.

O brasileiro Matheus David é advogado e também está na guerra da Ucrânia. Ele relatou que estava no mesmo batalhão de Antônio durante o ataque que tirou a vida do jovem. “Três do grupo do Antônio decidiram que não iriam avançar, porque não tinham condições de avançar, estavam sendo constantemente bombardeados pela Rússia. E o Antônio se uniu a um outro grupo e eles foram até uma outra posição e ali eles foram bombardeados”, disse.

Adilson de Andrade, outro brasileiro que atua na Ucrânia, afirmou que ficou sabendo da morte de Antônio Hashitani por um grupo do WhatsApp formado por soldados brasileiros. “Infelizmente é uma má notícia. Já é o quarto brasileiro que é morto em combate. Todos os brasileiros aqui estão chocados. Todo mundo triste…Realmente, aqui, é muito perigoso. Todo dia tem mortes aqui de soldados ucranianos, voluntários e inimigos também”.

“As cidades estão destruídas. Por onde a gente passa, está tudo destruído. Com o pessoal do campo, a gente está na área rural, tudo destruído. As máquinas agrícolas destruídas, galpões destruídos, animais mortos”.

A PUCPR lamentou a morte do estudante e expressou condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani.

“A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut. Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam. A Universidade expressa, igualmente, afeto a tantos estudantes, professores e colaboradores de nossa Instituição que possuem ascendência ucraniana e mantêm relação com sua pátria de origem”.

VEJA TAMBÉM:

Recomendações

COMENTÁRIOS