Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 02/Ago/2023 às 16:47 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Caso de jovem estuprada em BH mostra como vivemos em um país selvagem

Publicado em 02 Ago, 2023 às 16h47

Em audiência de custódia, Justiça mantém prisão de homem que estuprou jovem deixada desacordada na rua por motorista de aplicativo. Crime foi registrado em imagens e chocou o Brasil não apenas pela violência do agressor, mas também pela sequência de abandonos

jovem vítima de estupro BH

A Justiça manteve a prisão do homem suspeito de estuprar a jovem de 22 anos que foi deixada desacordada na rua por um motorista de aplicativo em Belo Horizonte. O crime ocorreu na madrugada do último domingo (30).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

A prisão em flagrante de Wemberson Carvalho da Silva, 47, será convertida em prisão preventiva. A decisão foi assinada pela juíza Juliana Beretta Kirche. A audiência de custódia do caso foi realizada virtualmente na noite desta terça-feira.

A magistrada determinou que os autos tramitem em segredo de Justiça, a fim de se preservar a integridade da vítima.

ENTENDA O CASO

A jovem foi a um show no estádio Mineirão na noite de sábado (29). Por volta das 2h de domingo (30), ela decidiu ir embora quando um amigo chamou um motorista por aplicativo e compartilhou o trajeto da viagem com o irmão da vítima.

Desacompanhada no veículo, a mulher chegou ao endereço onde mora cerca de uma hora depois. O motorista teria acionado o interfone do prédio duas vezes e tentado fazer ligações pelo celular, mas não conseguiu retorno.

Alguns minutos depois, ele resolveu retirar a jovem do carro, desacordada, e abandoná-la na rua com a ajuda de um homem que passava pelo local.

A jovem só acordou por volta das 8h de domingo, quando agentes do Samu a atenderam em um campo de futebol. Ela estava com um cobertor e a roupa íntima abaixada.

Exames médicos atestaram que ela foi estuprada. O irmão da mulher disse à polícia que não acompanhou a viagem da irmã, nem escutou aos chamados do motorista, porque estava dormindo.

O suspeito do crime foi preso em flagrante por estupro de vulnerável e já foi ouvido no próprio domingo. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.

O caso repercutiu nas redes. “Um país literalmente selvagem. Parece que a mulher está no meio de uma savana ou de uma floresta a mercê daqueles que eram para ser civilizados. Talvez numa floresta ela estivesse mais protegida do que na chamada ‘civilização'”, observou um internauta.

MOTORISTA SUSPENSO

O motorista de aplicativo que deixou a mulher desacordada e alcoolizada na rua foi suspenso pela empresa 99. O motorista deixou a jovem na rua após bater na casa dela e não ser atendido.

A empresa explicou que a medida é de precaução enquanto ocorre a investigação da Polícia Civil. A 99 também lamentou o caso e disse estar à disposição da investigação.

Ainda em entrevista ao jornal, a irmã da vítima cobrou responsabilização do motorista de aplicativo que deixou a jovem na rua. “Poderia ter levado ela em um hospital, procurado um posto da polícia. Minha irmã teve socorro negado e foi abandonada completamente em uma calçada”, disse.

SEQUÊNCIA DE ABANDONOS

Isabela Del Monde, colunista do UOL, resumiu o crime como um “estupro de oportunidade” ocasionado por uma “sequência de abandonos”. “Quem conhece os termos de uso dos serviços de viagem por aplicativo sabe que tem uma orientação para que os motoristas em circunstâncias como essa acionem as autoridades competentes para prestação de cuidados”, disse.

“Ele [motorista] poderia ter chamado o Samu, uma viatura policial. Eu entendo que para ele pode ter prejuízo não fazer outra corrida, mas é a vida de uma pessoa, a vida de uma mulher que está em risco e certamente ele não apreciaria se fosse a conduta que dessem para uma filha dele se ela estivesse nessas circunstâncias”, completou.

Recomendações

COMENTÁRIOS