Redação Pragmatismo
Notícias 17/Ago/2023 às 21:27 COMENTÁRIOS
Notícias

Cantora gospel, pastor evangélico e influenciadores são presos por "Festa da Selma"

Publicado em 17 Ago, 2023 às 21h27

Cantora gospel presa hoje pela Polícia Federal se apresentava nos acampamentos, era considerada "musa das manifestações" e compôs música para atos golpistas, mas agora vai cantar na Colmeia. 'Festa da Selma' foi um codinome usado pelos bolsonaristas para convocar e fornecer instruções para a invasão dos prédios dos Três Poderes

festa da selma golpistas

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (17) cerca de 10 golpistas que financiaram e convocaram para os atos do dia 8 de janeiro. Entre os presos de hoje estão três influenciadores, um pastor evangélico e uma cantora gospel (Isac Ferreira, Rodrigo Lima, Juliana Gonçalves Lopes Barros, Dirlei Paiz e Fernanda Ôliver).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da operação de hoje fomentaram o movimento violento chamado “Festa da Selma” – uma convocação que já trazia instruções e coordenadas para uma invasão dos prédios dos Três Poderes.

Isac foi preso no Distrito Federal. Nas redes sociais, o influenciador divulga o dinheiro que ganha com supostas vendas na internet. “Fiz mais de 2,5 milhões vendendo na internet. Ensino de graça”, escreveu ele em seu perfil em uma rede social.

Em outra rede social, Isac mencionou a “Festa da Selma” em dois posts. “Vai ser foda a festa da Selma!!!”, escreveu ele no dia 7 de janeiro, um dia antes dos ataques golpistas. Já no dia 8, ele fez outra postagem: “Festa da Selma não tem hora pra acabar!!! Levem suas bíblias e seus direitos!!”.

Rodrigo foi preso em João Pessoa, na Paraíba. Segundo a PF, ele foi um dos primeiros a usar o termo “Festa da Selma” para incitar os atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Influencer bolsonarista, Rodrigo posta mensagens sobre o ex-presidente nas redes sociais e em um grupo no Telegram. Ele, que se apresenta como gestor público, também foi ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Bayeux, na Grande João Pessoa.

Já a cantora gospel Fernanda Ôliver foi presa pela PF em Goiânia. Apesar de morar na capital goiana, a cantora nasceu em Araguaçu, no Tocantins, em 1998. Ela tem quase 140 mil seguidores no Instagram.

Fernanda se tornou uma das “musas das manifestações” e se apresentava em acampamentos ilegais montados em frente a quartéis-generais do Exército após as eleições.

Ela também é a voz por trás do “hino das manifestações”, uma versão em português da faixa “Stand Up”, gravada por Cynthia Erivo para a trilha sonora do filme “Harriet”. O longa-metragem conta a história de Harriet Tubman, que ajuda centenas de pessoas escravizadas a fugir do sul dos EUA durante a Guerra de Secessão.

“Vou lutar com meu povo / Por Deus, pátria, família”, canta Fernanda na música, que acumula mais de 990 mil visualizações no YouTube.

FESTA DA SELMA

A festa da Selma foi feita por meio de redes sociais e fomentou bolsonaristas a organizar meios de transporte de todo o país para participar do ato antidemocrático do 8 de janeiro em Brasília. Sob um mapa chamado “Viagem para Praia”, foram listadas 43 cidades no Brasil onde se podia pegar ônibus para a “festa da Selma”.

Recomendações

COMENTÁRIOS