Redação Pragmatismo
EUA 06/Jul/2023 às 14:26 COMENTÁRIOS
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Americanos não conseguem entender por que Outback faz tanto sucesso no Brasil

Publicado em 06 Jul, 2023 às 14h26

Reportagem publicada no The Washington Post tenta entender por que uma rede de restaurantes no estilo australiano, mas fundada nos EUA, faz tanto sucesso no Brasil, um país reconhecido mundialmente pelo churrasco. Segundo o jornal, o Brasil é responsável por 83% da receita do Outback Steakhouse no mercado internacional

Americanos não conseguem entender por que Outback tanto sucesso Brasil
Imagem: Outback

Marina Marini, Nossa

Por que uma rede de restaurantes no estilo australiano, mas fundada nos Estados Unidos, faz tanto sucesso no Brasil, um país reconhecido mundialmente pelo churrasco?

Essa é uma pergunta que deixou os norte-americanos surpresos e que o jornalista Terrence McCoy tenta responder em reportagem do The Washington Post.

Segundo o jornal, o Brasil é responsável por 83% da receita do Outback Steakhouse no mercado internacional – fora dos Estados Unidos, país de origem da franquia.

De acordo com a reportagem, o que causa choque é que o restaurante, que faz parte do circuito culinário dos shopping centers dos EUA, é buscado pelos brasileiros em ocasiões especiais e fornece uma “experiência chique”.

O próprio site da rede diz que o “Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.”

A visão de McCoy, que vive no Brasil, segue parcialmente a mesma linha. Em seu texto, ele diz que a rede “se tornou um marco cultural para muitos brasileiros”, mesmo que muita gente nem sequer saiba da origem norte-americana por trás dos quitutes com toque australiano.

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“Mais experiência do que refeição, onde as pessoas podem se entregar à extravagância e comemorar os maiores marcos da vida. Um aniversário. Uma promoção de emprego. Mesmo um noivado”, Terrence McCoy em reportagem do The Washington Post.

O texto ainda aponta — com certo exagero — que o Outback tem sido responsável por transformar os hábitos alimentares de alguns brasileiros, que optam por deixar de lado a clássica combinação de arroz com feijão, por exemplo.

“Falsamente australiano”

Apesar de enfatizar muitos aspectos da cultura australiana, o Outback foi fundado nos Estados Unidos, quando quatro empresários de Tampa, na Flórida (EUA), decidiram criar um restaurante que fugisse dos padrões da época — março de 1988.

O tema, inclusive, costuma irritar os australianos, que enfatizam que a invenção é norte-americana e não tem nada a ver com a Austrália.

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