Redação Pragmatismo
Turismo 14/Jul/2023 às 06:37 COMENTÁRIOS
Turismo

Planejando uma viagem: 4 momentos chave

Publicado em 14 Jul, 2023 às 06h37

Sair de férias ou fazer uma viagem a trabalho ou para visitar amigos ou parentes é, talvez, um dos momentos mais esperados pela maioria das pessoas.

No entanto, assim como acontece com outros aspectos da vida, para que o resultado seja exitoso é preciso fazer um planejamento detalhado que inclua uma série de aspectos específicos. Não faz ideia do que estamos falando? Continue a ler!

5 momentos importantes ao planejar uma viagem

A organização é a base do sucesso. Esta frase, que parece extraída de um manual do empreendedor, também pode ser aplicada ao planejamento de uma viagem, seja qual for o motivo dela.

Se você está pensando em viajar e não sabe muito bem por onde começar com os preparativos, temos certeza que a seguinte lista de 5 momentos fundamentais vai ser de muita ajuda.

Planejando viagem momentos chave economia turismo

Comprar as passagens aéreas

Toda viagem começa com a saída da cidade de residência e o deslocamento até o destino. Devido a que as distâncias no Brasil são grandes, o mais recomendável para percorrer nosso país (e ao estrangeiro, logicamente), é ir de avião.

Portanto, a compra das passagens áreas é um dos momentos mais importantes ao momento de planejar férias ou uma viagem com outros fins. Dada sua relevância, é fundamental adquirir os tíquetes em sites reconhecidos e que trabalhem com as melhores companhias de transporte.

Garantimos que fazer isto economiza muitas dores de cabeça, tanto em relação com os pagamentos quanto com referência a qualquer tipo de atraso ou inconveniente que possa surgir antes ou depois da saída.

Determinar o orçamento

Uma vez que já tiver as passagens compradas, chega o momento de estabelecer qual é seu orçamento para fazer a viagem.

Este passo é chave porque os passeios e as atrações que visitará, assim como o hotel, pousada ou hospedagem que escolherá possuem uma relação direta com a quantidade de dinheiro que você tem disponível.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Portanto, após investir na viagem de avião, determine qual é seu limite de gasto e selecione as excursões, a hospedagem e os locais de comida em função a ele.

Criar o roteiro de viagem

Já tem os tíquetes emitidos e o orçamento estabelecido? Ótimo! Vamos então para uma das partes mais legais do planejamento: a criação do roteiro.

A primeira coisa que tem que ser feita é pesquisar. Embora a maioria das pessoas costuma procurar dados sobre os passeios a fazer na internet, existem outras fontes de informação como, por exemplo, amigos que tenham visitado o local e familiares que morem —ou tenham morado—no destino.

Uma vez feita a pesquisa, é preciso escolher os lugares a descobrir. Não se esqueça que a quantidade de atrações que aparecerão no seu itinerário dependerá da duração da viagem.

Para não perder tempo, faça um planejamento detalhado que inclua endereços dos locais, preço dos ingressos, horário de funcionamento e qualquer informação adicional que seja relevante.

Informar-se sobre os documentos necessários

Finalmente, o quarto momento fundamental tem a ver com conferir quais são as documentações que precisará levar.

Se viajar dentro do território nacional, provavelmente com o RG, o CPF e a CNH (se quiser dirigir) será suficiente. No entanto, se sua viagem inclui outros países, é muito importante que pesquise quais são os requerimentos do destino.

Além de passaporte e seguro de viagem, alguns países exigem vistos, reservas de hospedagens e comprovantes financeiros, entre outros documentos.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS