Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 15/Jul/2023 às 12:45 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Mulher que sonhava em defender o Japão foi agredida sexualmente pelos seus colegas soldados

Publicado em 15 Jul, 2023 às 12h45

Ela sonhava em entrar para as Forças Armadas para defender o Japão. Em vez disso, foi agredida sexualmente pelos seus colegas de farda. No início, as autoridades tentaram abafar o caso e até a imprensa tradicional fechou as portas para a vítima. Sem se dar por vencida, a jovem levou sua batalha para as redes sociais e conseguiu comprovar os crimes que sofreu. As descobertas resultaram em um momento inovador: uma rara admissão de culpa e um pedido de desculpas público do Ministério da Defesa do Japão

Mulher sonhava defender Japão agredida sexualmente pelos colegas soldados
Rina Gonoi (Imagem: AFP)

Emiko Jozuka, Marc Stewart, Junko Ogura, Moeri Karasawa e Daniel Campisida, CNN

Rina Gonoi é uma lutadora. Como ex-soldado, como praticante de judô e como mulher lutando em nome de todas para responsabilizar aqueles que abusaram sexualmente dela.

Quando Gonoi serviu na Forças de Autodefesa do Japão (FAJ), ela diz que sofreu abuso sexual, físico e verbal diariamente por mais de um ano. Ao deixar o serviço em junho de 2022, depois de dois anos como militar, ela prometeu que iria levar seus abusadores à justiça.

No início, as autoridades pareceram relutantes em acreditar nela. Quando a soldado relatou o suposto abuso às autoridades militares, duas investigações foram abertas, mas ambas foram descartadas por falta de provas.

Sem se dar por vencida, ela procurou as emissoras de TV. Quando elas a ignoraram, ela levou sua batalha para as redes sociais – um movimento raro em um país onde sobreviventes de agressão sexual podem enfrentar reação negativa por levantar suas vozes.

Eu queria ajudar outras pessoas que também tinham sido assediadas sexualmente (na FAJ). Quanto aos perpetradores, eu queria um pedido de desculpas e que eles admitissem o que tinham feito; eu queria impedir que outros passassem pelo que eu passei; é por isso que eu falei”, contou.

A recusa de Gonoi de ficar em silêncio acabou gerando uma ampla investigação sobre assédio sexual em toda a FAJ. Os procuradores reabriram uma investigação que descobriu que ela tinha sofrido assédio sexual, físico e verbal diariamente entre o outono de 2020 e agosto de 2021, de acordo com os advogados de Gonoi.

As descobertas resultaram em um momento inovador: uma rara admissão de culpa e um pedido de desculpas público do Ministério da Defesa do Japão. O chefe do Estado-Maior da Forças de Autodefesa Terrestres Yoshihide Yoshida fez uma reverência profunda, dizendo: “Em nome das Forças de Autodefesa Terrestres, gostaria de expressar minhas mais profundas desculpas à Sra. Gonoi, que sofre há muito tempo. Eu lamento imensamente”.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Cinco militares também foram demitidos com desonra e outros quatro punidos em dezembro passado, de acordo com NHK, a emissora pública japonesa. Gonoi também disse que recebeu desculpas pessoalmente de vários oficiais.

Mas não é suficiente, segundo ela, que então abriu processos nas esferas criminal e civil no início do ano. As ações visam o governo e seus supostos agressores – três dos quais foram acusados em março de agressão sexual a Gonoi.

No caso criminal, até o momento, nem os réus nem seus advogados emitiram declarações. Procuradores públicos no Japão não divulgaram informações sobre o caso. No processo civil, quatro dos cinco acusados recentemente negaram abuso sexual, enquanto um quinto admitiu a acusação.

O estado respondeu dizendo que o assédio “não pode ser tolerado”, mas ainda não comentou sobre o processo de Gonoi.

Independentemente do resultado dessas ações judiciais, a ex-soldado acredita que há uma batalha maior a ser travada numa cultura de assédio sexual nos meios militares dominados pelos homens.

Contando tudo

As lutas do Japão com a desigualdade de gênero, que ganharam relevância durante a campanha MeToo, estão bem documentadas. O país ocupa a parte inferior de todas as nações do G7 e o 116º dos 146 países no índice do Fórum Econômico Mundial para a desigualdade de gênero.

No entanto, a experiência de Gonoi pode ser mais prejudicial para a FAJ, que tem se esforçado para promover uma imagem de si mesma como uma instituição que promove a igualdade de gênero.

Fumika Sato, socióloga da Universidade Hitotsubashi, disse que muitas mulheres optam por se juntar ao serviço militar, pois o veem como uma ocupação com mais segurança no trabalho e igualdade de gênero do que o setor privado.

[As mulheres] escolhem o FAJ porque pensam que é uma organização que reconhecerá suas habilidades de forma justa. É muito raro ouvir que eles se juntaram para proteger o país de um senso de defesa nacional”, afirmou a socióloga.

Gonoi, por exemplo, juntou-se às forças terrestres em abril de 2020, vendo-a tanto como uma forma de “devolver os bons serviços do estado”, mas também uma forma de alcançar seus sonhos de treinar como judoca e competir nos Jogos Olímpicos.

Apesar da imagem da FAJ, Sato disse que o assédio sexual dentro das fileiras tem sido um problema há muito tempo, mas é muitas vezes escondido porque as pessoas nos meios militares muitas vezes acham difícil admitir vulnerabilidade.

Há uma imagem de que apenas os mais fortes são adequados para a organização, e há a atitude de que aqueles que dizem ser vítimas de assédio não têm lugar na organização”, explicou Sato. “Fica mais difícil para as pessoas contarem tudo”.

Falta de recrutamento

A luta de Gonoi também ocorre no momento em que as forças armadas do país enfrentam uma lacuna de recrutamento que prejudica a necessidade de aumentar suas fileiras em meio a crescentes tensões regionais com a Coreia do Norte e a China.

No ano passado, o Japão anunciou que aumentaria seu orçamento de defesa para 2023 para um recorde de 6,8 trilhões de ienes (cerca de R$ 265 bilhões), um aumento de 26%, elevando seus gastos em defesa para 2% do PIB até 2027.

Especialistas dizem que atrair mulheres suficientes será fundamental para que governo atinja seus objetivos. A FAJ tem uma força de cerca de 250 mil membros de serviço, mas tem consistentemente falhado em atingir suas metas de recrutamento e diz que está com menos de 16 mil que o necessário – um déficit que os especialistas dizem ter limitado suas habilidades operacionais.

A força passou anos tentando incentivar a matrícula feminina, de acordo com a política de “economia feminina” implementada pelo ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que visa combater os efeitos do envelhecimento da população e a diminuição da força de trabalho do Japão. Em abril de 2015, o Ministério da Defesa lançou uma série de iniciativas para as quais foram alocados fundos, incluindo programas de conscientização de gênero e a criação de creches para crianças de funcionários da FAJ.

Mas o Japão ainda está aquém dos seus pares. De acordo com o Ministério da Defesa, em março de 2022, havia 20 mil mulheres na FAJ, compreendendo cerca de 8% da força total da organização, o que ainda diminui a média da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de 12% a partir de 2019. Para atingir esse limiar até 2030, é preciso atrair mais mulheres.

Um porta-voz das Forças de Autodefesa Terrestres do Japão disse: “Acreditamos que a promoção do pessoal feminino das FAJ Terrestre é importante para garantir pessoal de alta qualidade de forma estável e para incorporar a diversidade na organização. A FAJ continua recrutando ativamente mulheres com o objetivo de aumentar a proporção de mulheres em todos os funcionários para 12% ou mais até o ano fiscal de 2030”.

Retrocesso para o progresso

As Forças de Autodefesa do Japão fizeram progressos nesse sentido. Quando foi formada pela primeira vez em 1954, a força só recrutava mulheres para serem enfermeiras.

A Marinha do Japão aceitou suas primeiras recrutas femininas em 1977. No início da década de 1990, a maioria das funções – exceto aquelas que exigem combate – foi aberta às mulheres.

Em 1992, a Academia de Defesa Nacional do Japão finalmente começou a aceitar mulheres, o que tornou possível que elas se tornassem oficiais superiores. Desde então, novas mulheres líderes começaram a tomar as rédeas na força. Em março de 2018, por exemplo, a Marinha do Japão nomeou a primeira mulher comandante de um esquadrão de navios de guerra. Mais tarde naquele ano, apresentou sua primeira mulher piloto de caça.

Quando criança, Gonoi diz que via os membros da FAJ como heróis. Ela cresceu querendo ser como eles depois que as mulheres oficiais – em particular – vieram em seu socorro após o mortal terremoto de Tohoku e o tsunami em 2011 que dizimaram sua cidade natal, Higashi-Matsushima, na prefeitura de Miyagi, no norte do Japão.

Gonoi se maravilhou com a forma como os membros da FAJ ajudaram os cidadãos a recuperar uma sensação de normalidade, certificando-se de que eles tinham áreas especialmente criadas para tomar banho, por exemplo. A jovem Gonoi ficou encantada com aquele toque humano.

Um sonho arrasado

Anos mais tarde, numa posição num posto da FAJ em Fukushima – outra área que foi dizimada pelo desastre de 2011 –, ela sofreu seu primeiro assédio sexual.

“Eles comentavam sobre o meu corpo e o tamanho dos meus seios. Ou vinham até mim nos corredores e de repente me abraçavam. Esse tipo de coisa acontecia diariamente”, lembrou Gonoi de seu tempo no posto.

A gota d’água veio em agosto de 2021, quando Gonoi disse que ela foi segurada à força no chão de um dormitório enquanto vários oficiais do sexo masculino simulavam relações sexuais. Foi esse incidente que a convenceu a se apresentar e relatar seus agressores.

Mas as alegações de Gonoi foram rejeitadas, e nenhuma ação foi tomada internamente dentro do FAJ.

Eles inicialmente não admitiram que tinham feito nada de errado. Tentaram encobrir o que eu tinha passado, mas então uma nova investigação foi ordenada. Foi quando eles admitiram o que eu tinha vivido”, contou.

Uma investigação externa foi descartada devido à “falta de evidências”, pois nenhum dos homens que testemunharam seu ataque sexual daria testemunho.

Eventualmente, Gonoi diz que sentiu que não tinha outra escolha a não ser sair em junho de 2022.

Sato, a socióloga, disse que foi apenas quando o caso chegou às redes sociais que Gonoi conseguiu pressionar a FAJ a repensar suas atitudes.

“O Ministério da Defesa agiu como sempre fez no passado, tomando o lado dos perpetradores e isolando as vítimas. No entanto, isso resultou em tanta indignação pública, surpreendendo tantas pessoas no Ministério da Defesa, que eles perceberam que, se não tomassem as devidas medidas, a reputação dos próprios militares estaria em jogo”, disse Sato.

Nos últimos meses, o Ministério da Defesa tem procurado melhorar sua imagem. Em março, o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, afirmou que “o assédio abala as bases da FAJ destruindo a confiança mútua entre seus membros e isso é algo que nunca deve acontecer”.

Um porta-voz das Forças Armadas afirmou: “O assédio é uma violação dos direitos humanos básicos e, claro, nunca deveria ser permitido nas FAJ Terrestres, onde as ações unitárias são a base, pois causa perda de confiança mútua e abala a força do pessoal.

Por essa razão, as FAJ Terrestres estão participando ativamente de vários esforços para erradicar o assédio com base na diretiva do ministro e implementando cuidadosamente medidas como a educação para seus comandantes e outros.

Para isso, continuaremos a implementar medidas como educação em grupo e ensino à distância para aumentar a conscientização do pessoal, educação para promover a compreensão e melhorar as habilidades de liderança do pessoal (especialmente os gerentes) e melhorar e fortalecer o sistema de consulta”.

Uma batalha, agora a guerra

Gonoi diz que ela avançou e recuou em sua decisão, antes de finalmente erguer sua voz. “Quando falamos, há um grande risco sermos derrotado e difamados, mesmo que o que tenhamos vivido seja real e cause sofrimento”, disse Gonoi.

Mesmo assim, ela não recuou. “[A FAJ] inicialmente não admitiu que tinha feito algo de errado – eles tentaram encobrir o que eu tinha passado, mas então uma nova investigação foi ordenada; foi quando eles admitiram o que eu tinha passado”.

O governo ainda não respondeu às ações judiciais de Gonoi, mas em outubro passado o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida disse que entendeu que os casos de assédio sexual foram tratados de forma inadequada pela Força de Autodefesa e pelo Ministério da Defesa durante uma reunião do parlamento.

Ele acrescentou que, embora o assédio “não seja tolerado em nenhuma organização”, houve casos em que encobrimentos foram apontados.

Ele afirmou que o governo e o Ministério da Defesa estão comprometidos em erradicar todas as formas de assédio.

Estamos cientes de que os autores de casos de assédio sexual estão programados para ser punidos severamente. Também estamos fazendo uma inspeção especial de defesa para identificar completamente o assédio. Estamos comprometidos em erradicar todas as formas de assédio”, declarou.

Em uma coletiva de imprensa no ano passado, Gonoi disse que três de seus agressores se ajoelharam para pedir desculpas depois que ela recebeu desculpas diretas de quatro de seus agressores. Ela disse que os perpetradores reconheceram suas ações e repetidamente inclinaram suas cabeças. Um deles chorou.

Quando entrei para a FAJ, tive muitos sonhos do que queria alcançar lá. Se as FAJ Terrestres tivessem investigado completamente o que me aconteceu, sinto que ainda poderia ter ficado lá. Tudo aconteceu tarde demais”, relatou.

Os oficiais foram demitidos em dezembro passado, mas Gonoi questiona a sinceridade de suas desculpas e decidiu abrir tanto um processo civil quanto criminal – não por dinheiro, diz ela, mas porque ela queria “um pedido de desculpas do coração”.

No caso civil, quatro dos cinco acusados negaram recentemente o abuso sexual, enquanto um quinto admitiu as acusações. Gonoi disse a repórteres depois da audiência: “Eu senti um misto de sentimentos – tristeza, frustração, raiva etc. – que não posso expressar em palavras. Eu sabia que seu pedido de desculpas era apenas uma formalidade”.

Enquanto isso, o governo disse que continuará “estabelecendo medidas drásticas” que se esforçam para “construir um ambiente organizacional que não tolera o assédio”.

Hoje, Gonoi disse que recebe ataques nas redes sociais com alguns usuários comentando sobre sua aparência ou acusando-a de manchar a reputação das forças armadas.

Ela lutou contra a depressão e ainda tem flashbacks do que viveu, mas é grata pelo apoio que recebeu nas redes sociais.

A ex-soldado quer que as forças armadas eduquem seus membros para reconhecer o assédio como um crime, instalar câmeras de vigilância e não permitir que as mulheres oficiais sejam deixadas sozinhas em situações em que são altamente superadas em número por colegas do sexo masculino.

Mas ela disse que não perdeu a fé na FAJ. Principalmente, ela quer que as forças sejam um lugar mais seguro e que outras novas recrutas não vivam o que ela passou. Ela quer viajar e continuar praticando judô.

“No Japão, há uma espécie de visão de que você não pode rir, não pode se divertir depois de ter sido vítima, mas eu não quero que minha vida seja definida por isso”, disse Gonoi.

Estou feliz por ter me juntado às forças e ter sido capaz de trabalhar para o meu país. Não foi tudo ruim e eu quero viver a vida o mais normalmente possível, sabendo que tudo acaba por dar certo de alguma forma no final”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS