Redação Pragmatismo
Racismo não 12/Jul/2023 às 14:15 COMENTÁRIOS
Racismo não

Mulher branca aponta para três mulheres negras e imita macaco em shopping de SP

Publicado em 12 Jul, 2023 às 14h15

Episódio racista aconteceu em shopping que fica em bairro nobre de São Paulo. A agressora chegou a abordar o marido de uma das vítimas, indignada porque o homem “era branco e estava no meio de negras”

racismo shopping SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga um caso de racismo que aconteceu no sábado (8) em um restaurante dentro do shopping Open Mall The Square, na Granja Viana, bairro nobre de Cotia (Grande São Paulo).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

A mulher branca foi flagrada pelas câmeras de seguranças do restaurante enquanto apontava para duas irmãs e uma amiga negras e imitava um macaco. Ela ainda não foi identificada.

Segundo as vítimas, a mulher se aproximou do grupo e disse que elas eram “lindas e corajosas”, em tom de deboche. Depois, ela teria perguntado ao marido de uma delas, branco, “por que estava entre as negras”.

Um homem, que a acompanhava, tentou retirá-la do restaurante, mas ela se recusou a sair. A agressora só vai embora depois de as mulheres se aproximarem. “Você está incomodada? Fala na minha cara o que você falou”, diz uma das vítimas. A discussão acaba depois que os funcionários do restaurante intervieram.

Para as vítimas, a irritação da mulher branca seria porque ela queria que a família deixasse o local onde estavam. “Ela pensou que a gente ia pegar a bolsa e ir embora, mas nós ficamos e ignoramos. Até ela começar a imitar um macaco e apontar para a gente”, diz.

“Buscaremos responsabilizar todos os envolvidos”, afirmou o advogado das vítimas, José Luiz de Oliveira Júnior. Ele diz que o shopping foi informado sobre o caso.

“Fecho os olhos e fico lembrando da cena. A pessoa que insultou a gente estava muito nervosa, descontrolada, com muito ódio, como se a gente tivesse feito algo para ela. Dói demais”, desabafou uma das vítimas.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS