Redação Pragmatismo
Mercado 06/Jul/2023 às 06:50 COMENTÁRIOS
Mercado

As 7 melhores dicas para fazer o seu currículo e aumentar as chances de contratação

Publicado em 06 Jul, 2023 às 06h50

Ao buscar uma oportunidade profissional é preciso se destacar perante os candidatos. Veja 7 dicas para fazer o seu currículo e chamar atenção!

melhores dicas fazer currículo aumentar chances contratação
OnlineCV

Aplicar algumas dicas para fazer o currículo potencializa as chances de o perfil profissional ser escolhido para preencher determinada vaga.

Um currículo precisa refletir toda a carreira, os sucessos obtidos e as habilidades desenvolvidas. Essas informações precisam ser transmitidas de uma maneira bem estruturada para garantir visibilidade ao candidato.

Investir tempo para elaborar um bom documento é essencial para agregar valor à candidatura e aumentar as chances de ser convocado para entrevista.

Siga essas dicas para fazer o currículo e impulsione suas chances de colocação no mercado.

1. Use o modelo correto de currículo

Se o currículo é o principal instrumento para chamar a atenção do recrutador e conseguir uma entrevista, o modelo do documento precisa ser bem escolhido.

Uma das dicas para fazer o currículo é optar por um formato que cause boa impressão e seja organizado. A grande vantagem é usar um modelo de currículo pronto Word para editar e incluir suas informações.

Embora não haja uma regra para a estrutura ou configuração do currículo é recomendado que o conteúdo nunca ultrapasse duas páginas. Opte por fontes e tamanhos que facilitem a leitura, e mantenha a aparência o mais simples e limpa possível.

Essas são dicas para fazer o currículo tradicional, profissões relacionadas à criatividade, por exemplo, abrem espaço para uma configuração diferenciada.

2. Apresente suas experiências em ordem cronológica

As experiências são um importante item nos currículos, por isso, prefira elencá-las de forma cronológica. Uma das principais dicas para fazer o currículo é que a informação mais recente, como último emprego ou nível atual de estudo, devem ser escritos primeiro.

Dessa forma, o recrutador pode saber, de prontidão, a situação real, e, posteriormente, o caminho trilhado por toda a carreira profissional.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Se seu histórico for muito extenso, escolha as experiências e habilidades que sejam mais condizentes à vaga em questão. Por exemplo, se o intuito for uma profissão digital, foque nas experiências e formação acadêmica da área.

3. Detalhe as atividades exercidas

Em relação às experiências não basta apenas listar os cargos, mas as atividades e responsabilidades exercidas. Incluir o que era realizado em cargos anteriores é fundamental, e deve ser feito de forma resumida e objetiva.

Como dicas para fazer o currículo, crie uma lista com as atividades e selecione, no máximo, seis que considera ser as mais importantes. Ao escrever, comece pela mais relevante para o cargo pretendido, e acrescente as outras, limitado a apenas uma linha por tarefa.

E, é claro, inclua todas as conquistas da sua trajetória, como prêmios e reconhecimentos.

4. Foque nas suas habilidades

As habilidades profissionais são requisitos que estão em alta e são muito valorizados pelos recrutadores.

A principal questão para esse enfoque é a relação com a personalidade. Essas habilidades precisam ser desenvolvidas pelas próprias pessoas e impactam diretamente na qualidade do trabalho.

Para apresentá-las, faça uma breve explicação para fugir de adjetivos rasos e comumente usados pelos candidatos.

5. Não esqueça dos objetivos de carreira

Os objetivos de carreira traduzem o quanto o candidato está comprometido com seu desenvolvimento e crescimento.

Para os recrutadores, essa seção gera uma boa ideia de como o profissional poderá continuar contribuindo com a companhia futuramente.

Seus objetivos precisam ser claros, concisos e alcançáveis. Personalize os objetivos atrelando suas ambições aos ganhos que a empresa poderá obter ao te contratar.

6. Palavras-chave são ótimas para que o perfil seja visto

Muitas empresas optam por receber os currículos em formato digital e algumas usam sistemas de automação para selecionar os documentos com base em palavras-chave.

Inserir algumas palavras correlacionadas à vaga em questão é uma estratégia que garante que seu currículo seja selecionado.

Essa inclusão precisa ser orgânica. Por isso, analise os requisitos e descrição da vaga, liste os termos com os quais se identifica e use ao longo do texto.

7. Seja absolutamente verdadeiro

Há ainda quem acredite que “florear” o currículo é uma boa estratégia de recrutamento. No entanto, exagerar nas informações ou demonstrar uma excelência difícil de ser alcançada, pode ser um grande equívoco.

Seja muito verdadeiro com tudo que incluir no currículo e, de preferência, tenha como comprovar o que está sendo mencionado.

No caso da formação educacional, tenha certificados e diplomas. E, para as experiências, disponibilize o contato de ex-colegas de trabalho.

Extra: mais dicas para fazer o currículo

Outras dicas para fazer o currículo são incluir experiências e gostos pessoais além do ramo empresarial. Adicione informações sobre trabalhos voluntários, intercâmbios e outros interesses.

Caso haja exigência de incluir foto, escolha uma imagem profissional, de alta resolução e com fundo branco. Além disso, evite incluir a sua pretensão salarial no currículo. Deixe para conversar sobre o tema durante a entrevista.

Não esqueça de sempre revisar a escrita e a ortografia. E, caso se sinta inseguro, peça que alguém revise o texto para você. Fique atento também ao nome usado para nomear o arquivo. Opte pela palavra “currículo” acompanhada do seu nome e sobrenome.

Assim, você aumenta as suas chances de chamar a atenção e, posteriormente, até ser contratado!

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS