Redação Pragmatismo
ELEIÇÕES 2022 11/Jul/2023 às 15:08 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

Hacker contratado por Zambelli diz que deputada ordenou invasão de urna e conta de Moraes

Publicado em 11 Jul, 2023 às 15h08

Durante a disputa presidencial de 2022, se tornou pública a contratação do hacker da Vaza Jato pela campanha de Zambelli. Agora, Delgatti decidiu delatar a deputada e faz acusações gravíssimas. Em depoimento à PF, o hacker revela que a bolsonarista lhe pediu para invadir urna eletrônica e contas de Alexandre de Moraes

Zambelli e Delgatti
Zambelli e Delgatti

Walter Delgatti Neto, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”. declarou à Polícia Federal (PF) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) o procurou para invadir uma urna eletrônica com o intuito de descredibilizar o sistema eleitoral brasileiro e avalizar as teses golpistas levantadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Delgatti também afirmou que a deputada redigiu o texto original da ordem de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e que teria lhe pedido para invadir as contas de e-mail e o telefone do ministro.

O hacker ainda teria admitido, no depoimento, que não conseguiu invadir o sistema das urnas brasileiras nem o celular do ministro – mas que, ao conseguir acessar o e-mail do magistrado em 2019, não teria encontrado nada comprometedor.

No depoimento, Delgatti afirma que foi ideia dele criar uma ordem de prisão falsa contra Moraes para ‘compensar’ a ausência de ‘informações comprometedoras’ contra o magistrado, já que Zambelli, segundo ele, queria alguma coisa que pudesse demonstrar a fragilidade da Justiça brasileira.

Delgatti chegou a ser preso em 2019 após descobrirem que ele foi o responsável por vazar as mensagens criminosas dos celulares de Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Ele foi colocado em liberdade logo em seguida. O hacker foi preso novamente em junho de 2023 por descumprir medidas judiciais.

Durante a campanha eleitoral de 2022, se tornou pública a informação de que o hacker foi contratado para cuidar do site e das redes sociais de Zambelli. Delgatti também teria sido levado por Zambelli para um encontro pessoal com o próprio Jair Bolsonaro (relembre aqui).

Recomendações

COMENTÁRIOS