Redação Pragmatismo
Justiça 20/Jul/2023 às 15:09 COMENTÁRIOS
Justiça

Gravação mostra tapa de bolsonarista em filho de Alexandre de Moraes, diz PF

Publicado em 20 Jul, 2023 às 15h09

Imagens de aeroporto de Roma gravaram tapa de bolsonarista em filho de Alexandre de Moraes, diz Polícia Federal. Advogado do agressor muda versão e agora diz que seu cliente "não sabe se empurrou ou se deu tapa"

empresário alexandre de moraes
(Imagem: BandaB)

Imagens gravadas pelo circuito interno do aeroporto de Roma mostram um tapa do empresário bolosnarista Roberto Mantovani contra o filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Os relatos são de fontes da Polícia Federal que assistiram ao vídeo, que recebeu autorização nesta quarta-feira (19) para ser enviado para o Brasil. A PF instaurou inquérito para apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação contra o ministro.

As imagens devem ser enviadas nesta quinta-feira (20) pela Interpol da Itália para a Interpol do Brasil e, em seguida, para o delegado que cuida do inquérito em Brasília. Chegando, o material vai passar por perícia.

A princípio, o advogado de defesa de Mantovani tinha dito que seu cliente “afastou com o braço” o filho de Alexandre de Moraes, alegando que estava defendendo sua esposa, Andréia Munarão que, segundo ele, estava sendo ofendida.

Em depoimento à PF na última terça-feira (18), o casal negou ter agredido o filho do ministro do STF. Eles afirmam que, na verdade, foram vítimas de ofensas por parte do filho de Moraes.

O advogado Ralph Tórtima Filho se pronunciou após a PF informar sobre as imagens. “É um vídeo bastante curto, de não mais que 10 segundos. Ele [o vídeo] apenas evidencia o momento final dessa circunstância toda, quando há a presença do ministro Alexandre. É o primeiro momento em que ele está presente e próximo a essas pessoas. Ele vem em direção a seu filho no sentido de retirar seu filho do local, fora da sala VIP. Nesse momento, o ministro Alexandre, por estar fazendo algumas imagens e fotografias, fez com que Alex tirasse seu celular e passasse a filmar”, diz o advogado.

Tórtima descreveu a versão de seus clientes, ainda sem a certeza se houve um empurrão ou um tapa contra o filho de Moraes. “O que ocorre? Andréa se aproximou da entrada da sala VIP, nesse momento o ministro não se encontrava mais, e ela manifestou a sua inconformação com o fato de não haver vagas para eles […] esse momento, surge uma discussão entre ela e duas pessoas, que souberam que ele seria filho do ministro Alexandre de Moraes. Roberto se aproxima, solicita que ele pare de ofendê-la, se apresenta como marido e pede respeito […] Ele descreve que o afastou com o braço, e diz que não tem clareza se foi um empurrão ou um tapa, mas sabe que usou um dos braços”.

RELEMBRE O CASO

No dia 14 de julho, Moraes teria sido hostilizado por um grupo de brasileiros no aeroporto internacional de Roma. Os envolvidos seriam quatro integrantes de uma família de Santa Bárbara D’Oeste, interior de SP: o casal Roberto Mantovani Filho e Andréa Mantovani e o genro Alex Zanatta, além do filho do casal, Giovani Mantovani, que teria tentado conter os outros três.

Na ocasião, Andréa teria se aproximado do ministro e o chamado de “bandido, comunista e comprado”. Além dos xingamentos proferidos contra Moraes, o filho dele também teria sido agredido com um tapa por Roberto.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS