Redação Pragmatismo
Economia 26/Jul/2023 às 15:47 COMENTÁRIOS
Economia

Agência de risco Fitch aumenta nota de crédito do Brasil após melhora na economia

Publicado em 26 Jul, 2023 às 15h47

Agência Fitch tinha rebaixado nota do Brasil há 4 anos e foi a primeira a rever seu posicionamento. A nota de crédito de um país é uma análise de agências sobre a capacidade de uma nação de cumprir seus compromissos financeiros. Países com melhor nota de crédito têm o que economistas chamam de “grau de investimento”

lula haddad
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O m

Brasil de Fato

A agência de classificação de risco Fitch aumentou nesta quarta-feira (26) sua nota de crédito do Brasil de BB- para BB. A mudança tem relação com a melhora da economia e do desempenho fiscal do governo.

Em 2018, durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), a Fitch havia rebaixado a nota do país de BB para BB-. Agora, ela é a primeira das grandes agências de risco do mundo a rever seu posicionamento e melhorar a avaliação nacional.

A nota de crédito de um país é uma análise de agências sobre a capacidade de uma nação de cumprir seus compromissos financeiros. Geralmente, ela varia de A a D, sendo A os países bons pagadores e D os países com maior risco de um eventual calote.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Países com melhor nota de crédito têm o que economistas chamam de “grau de investimento”. Isso atesta a capacidade de pagamento de compromissos. Também aumenta a atratividade de investimentos estrangeiros.

Em junho, a agência S&P Global alterou a perspectiva da nota de crédito, indicando uma melhora. A nota, em si, não foi alterada. Hoje, o Brasil ainda não tem “grau de investimento”. Durante os governos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a obtê-lo e o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), quer recuperá-lo.

“Para um país do tamanho do Brasil, não tem sentido não ter grau de investimento. Fico feliz de, em seis meses de trabalho, a gente já ter conseguido sinalizar ao mundo que o Brasil é o país das oportunidades”, afirmou Haddad.

A Fitch citou que a melhoria na nota do Brasil está relacionada à reforma da Previdência e à autonomia do Banco Central, aprovadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Citou também o novo arcabouço fiscal e a Reforma Tributária, projetos que estão em fase avançada de tramitação e têm apoio do governo Lula.

Leia também: Reforma Tributária: Bolsonaristas votaram contra zerar impostos da cesta básica

Haddad disse que a melhoria é resultado de um trabalho conjunto do governo e do Congresso Nacional. Agradeceu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pela colaboração.

“Eu reputo esses resultados à harmonia entre os poderes. Sempre salientei que a chamada crise econômica que o Brasil passa é um desdobramento de uma crise política. E, se nós acertarmos o passo na política, no diálogo, na construção, vamos superar essa situação e voltar a crescer”, disse.

Lira comemorou a nova nota: “A decisão da agência de classificação de risco Fitch de elevar a nota de crédito do Brasil para “BB” é uma importante conquista.”

FMI e o PIB

Também nesta quarta-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou uma nova expectativa para o crescimento da economia brasileira em 2023. O fundo, que previa um aumento de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional neste ano – expectativa que vinha sendo contestada por Lula –, agora prevê alta de 2,1%.

“A razão para a melhora no cenário é o aumento da produção agrícola apesar da queda na produção de manufatura e serviços”, explicou Petya Koeva Brooks, diretor do departamento de pesquisa do FMI, sobre a revisão.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS