Redação Pragmatismo
Mundo 21/Jun/2023 às 14:30 COMENTÁRIOS
Mundo

Washington Post cita “novo mundo” sem domínio dos EUA e com ascensão do Brasil, entre outros

Publicado em 21 Jun, 2023 às 14h30

“Os Estados Unidos não podem mais presumir que o resto do mundo está do seu lado”. Escritor e jornalista especializado em relações políticas internacionais escreveu sobre um novo mundo, que não é caracterizado pelo declínio dos EUA, mas pela ascensão de outros países, como o Brasil

Washington Post novo mundo sem domínio EUA ascensão Brasil outros
Lula com o presidente venezuelano Nicolás Maduro e o presidente boliviano Luis Arce

DCM

Fareed Zakaria, escritor e jornalista especializado em relações políticas internacionais, escreveu em sua coluna no Washington Post sobre um novo mundo, que não é caracterizado pelo declínio dos EUA, mas pela ascensão de outros países, inclusive o Brasil.

Segundo Zakaria, “os Estados Unidos não podem mais presumir que o resto do mundo está do seu lado”. Precisa avisar o pessoal da GloboNews.

Alguns trechos:

Enquanto eu acompanhava as recentes eleições gerais na Turquia, fiquei surpreso ao ouvir um dos principais funcionários do país, o ministro do Interior Suleyman Soylu, falando para uma multidão de uma varanda. Jubiloso, ele prometeu que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, “eliminaria qualquer um que causasse problemas” para a Turquia “e isso inclui os militares americanos”. Anteriormente, Soylu declarou que aqueles que “seguirem uma abordagem pró-americana serão considerados traidores”. Lembre-se de que a Turquia é membro da OTAN (com bases americanas no país) há cerca de 70 anos. (…)

Erdogan pode ser um dos representantes mais extremos dessa atitude, mas não está sozinho. Como muitos comentaristas observaram, a maior parte da população mundial não está alinhada com o Ocidente em sua luta contra a invasão da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin. E a própria guerra apenas destacou um fenômeno mais amplo: muitos dos maiores e mais poderosos países do mundo em desenvolvimento estão se tornando cada vez mais antiocidentais e antiamericanos.

Quando o Brasil elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência em outubro passado, muitos deram um suspiro de alívio pelo populista mercurial Jair Bolsonaro ter sido substituído por uma figura tradicional e familiar de centro-esquerda. No entanto, em seus poucos meses no cargo, Lula optou por criticar incisivamente o Ocidente, enfurecer-se contra a hegemonia do dólar e afirmar que a Rússia e a Ucrânia são igualmente culpadas pela guerra. Nesta semana, ele recebeu o presidente venezuelano Nicolás Maduro, cujo reinado brutal levou milhões a fugir de seu país. Lula elogiou o ditador e criticou Washington por negar a legitimidade de Maduro e impor sanções ao seu regime. (…)

Leia também: A narrativa americana não conta a história da Venezuela

E depois há a Índia, que deixou claro desde o início da guerra na Ucrânia que não tinha intenção de se aliar contra a Rússia, que continua sendo o principal fornecedor de armamento avançado para os militares indianos. As declarações da Índia sobre seu desejo de manter um equilíbrio em suas relações entre o Ocidente e a Rússia (e até a China) foram tão numerosas que Ashley J. Tellis, um dos estudiosos mais respeitados nas relações EUA-Índia, escreveu um ensaio alertando Washington para não presumir que Nova Délhi ficaria do lado dela em qualquer crise futura com Pequim.

O que está acontecendo? Por que os Estados Unidos estão tendo tantos problemas com tantas das maiores nações em desenvolvimento do mundo? Essas atitudes estão enraizadas em um fenômeno que descrevi em 2008 como a “ascensão do resto”. Nas últimas duas décadas, ocorreu uma grande mudança no sistema internacional. Países que já foram populosos, mas pobres, passaram das margens para o centro do palco. Antes representando uma parcela insignificante da economia global, os “mercados emergentes” agora representam metade dela. Seria justo dizer que eles emergiram.

À medida que esses países se tornaram economicamente fortes, politicamente estáveis e culturalmente orgulhosos, eles também se tornaram mais nacionalistas, e seu nacionalismo é frequentemente definido em oposição aos países que dominam o sistema internacional – ou seja, o Ocidente. Muitas dessas nações já foram colonizadas por nações ocidentais e, portanto, mantêm uma aversão instintiva aos esforços ocidentais de encurralá-las em uma aliança ou agrupamento.

Refletindo sobre esse fenômeno no contexto da guerra na Ucrânia, a especialista em Rússia Fiona Hill observa que o outro fator dessa desconfiança é que esses países não acreditam nos Estados Unidos quando ouvem falar a favor de uma ordem internacional baseada em regras. Eles veem Washington, diz Hill, como cheio de “arrogância e hipocrisia”. A América aplica regras a outros, mas as quebra em suas muitas intervenções militares e sanções unilaterais. Exorta os países a se abrirem ao comércio, mas viola esses princípios quando quer.

Este é o novo mundo. Não se caracteriza pelo declínio da América, “mas sim pela ascensão de todos os outros” (como escrevi em 2008). Vastas partes do globo que antes eram peões no tabuleiro de xadrez agora são jogadores e pretendem escolher seus próprios movimentos, muitas vezes orgulhosamente egoístas. Eles não serão facilmente intimidados ou seduzidos. (…)

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS