Redação Pragmatismo
Notícias 12/Jun/2023 às 21:31 COMENTÁRIOS
Notícias

Pernambucano é espancado durante ataque xenofóbico em Portugal

Publicado em 12 Jun, 2023 às 21h31

Engenheiro civil brasileiro é mais uma vítima de ataque xenofóbico em Portugal. "Ele notou pelo meu sotaque que eu era brasileiro. Me agrediu do nada, chutou minha cara e minhas costelas [...] Era o Dia de Portugal, e eu nem sabia disso"

Saulo Jucá
Saulo Jucá

O engenheiro civil Saulo Jucá, 51, estava em um café na rua de casa quando um homem se aproximou e perguntou onde ele havia nascido. “Eu estava com dois amigos e eles foram embora. Decidi ficar um pouco mais e estava falando com o dono do café quando o agressor ouviu o meu sotaque […] Ele me agrediu, chutou minha cara e minhas costelas”, conta Saulo.

Saulo mora desde 2021 na cidade de Braga, em Portugal, e tem cidadania portuguesa. Ele trabalha com fiscalização de obras. O ataque ocorreu no último sábado (10), data em que se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, feriado nacional do país.

O brasileiro foi socorrido para o hospital de Braga e só teve alta no domingo (11). “Estou todo quebrado, tenho que ficar de repouso”, diz.

Ele prestou queixa do caso e aguarda a polícia local coletar as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento. O exame de corpo de delito foi realizado hoje.

Saulo afirma que o ataque xenofóbico foi “covarde” e aguarda justiça pelas agressões. “Eu vou colocar um advogado para cuidar do caso. Existem imagens das câmeras do local e o ataque foi filmado”, declarou.

Segundo Saulo, não é raro ouvir comentários xenofóbicos no cotidiano. “A xenofobia aqui é uma coisa que, para eles, é normal, mas para a gente não é. Eu já tinha presenciado comentários preconceituosos e racistas, mas nunca tinha sofrido xenofobia diretamente”.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Na última semana, o Pragmatismo noticiou que um casal de brasileiros foi vítima de preconceito e violência física em Lisboa. “Tentaram nos assassinar” (relembre aqui).

Recomendações

COMENTÁRIOS