Redação Pragmatismo
Notícias 15/Jun/2023 às 19:22 COMENTÁRIOS
Notícias

Operação da Polícia Federal contra Marcos do Val rende série de memes

Publicado em 15 Jun, 2023 às 19h22

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do senador Marcos do Val e deixou a internet em êxtase. Os investigadores solicitaram a operação contra o político após identificarem tentativas de atrapalhar as apurações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Eles também apuram suspeita da prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa, coação e divulgação de documentos sigilosos

marcos do val PF
Marcos do Val (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

A Polícia Federal cumpriu na tarde desta quinta-feira (15) mandados de busca e apreensão em endereços do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As buscas ocorrem no apartamento funcional ocupado pelo senador em Brasília, no gabinete dele no Senado e, ainda, em pelo menos um endereço no Espírito Santo. De acordo com o portal Metrópoles, a PF chegou a pedir o afastamento do parlamentar, mas Moraes teria negado. Além das buscas, há ordem para bloqueio de redes sociais do senador.

Os investigadores solicitaram a operação contra ele após identificarem tentativas de atrapalhar as apurações sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Eles também apuram suspeita da prática dos crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação. Além disso, o senador teria inclusive divulgado informações sigilosas que podem causar prejuízo a outras pessoas.

Do Val é conhecido por ser um mentiroso compulsivo. Ele chegou a publicar nas redes uma foto de um calendário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) como se fosse um dossiê que incriminaria o governo Lula. “Neste relatório, cai o ministro da Justiça e cai o presidente Lula!”, escreveu.

Em fevereiro, Moraes abriu investigação para apurar as declarações do senador de que teria recebido uma proposta de Bolsonaro para participar de um golpe de Estado. Na ocasião, do Val disse que participou de uma reunião com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira.

A “Operação Tabajara”, conforme classificou o próprio ministro, tinha o objetivo de grampeá-lo, e depois prendê-lo, como forma de invalidar o resultado das eleições presidenciais.

As ações da PF contra do Val renderam muitos memes nas redes, com internautas lembrando das situações bizarras que já foram protagonizadas pelo senador:

Recomendações

COMENTÁRIOS