Redação Pragmatismo
Notícias 27/Jun/2023 às 22:50 COMENTÁRIOS
Notícias

Nova pesquisa da Proteste expõe marcas de queijo com excesso de bactérias e sódio

Publicado em 27 Jun, 2023 às 22h50

Novo teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) aponta quais são as marcas de queijo contaminadas por bactéria e as que apresentam excesso de sódio. Levantamento testou 49 produtos entre queijo ralado, coalho, gorgonzola e processado

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) analisou marcas de queijo coalho, gorgonzola, ralado e processado e revelou que nem todos os queijos no mercado estão dentro dos padrões adequados de saúde estabelecidos pela legislação brasileira. Foram 49 produtos testados ao todo, sendo 18 marcas de coalho, nove de gorgonzola, seis de processado e 16 de ralado.

VEJA TAMBÉM: As 24 marcas de azeite impróprias para consumo

Análises laboratoriais encontraram a presença de Escheria coli acima dos limites máximos estipulados pela legislação brasileira nos lotes de duas marcas de queijo coalho do mercado:

1. Porto Alegre
2. SertaNorte

Essa bactéria costuma ser encontrada no intestino humano, mas quando consumida em altas concentrações em água ou alimentos contaminados, pode causar dores abdominais e diarreias, com risco de agravamento, de acordo com Mylla Moura, especialista da Proteste.

A presença da Escheria coli nos queijos pode ser ocasionada por problemas de temperatura e umidade no armazenamento, assim como pela falta de higiene durante a manipulação desses produtos.

SÓDIO ALÉM DO DECLARADO

A Proteste comparou o valor de sódio informado pelos fabricantes na tabela nutricional no rótulo dos produtos com os teores apurados nas análises laboratoriais e apontou que nos quatro tipos de queijo examinados foram encontradas discrepâncias em relação ao que é permitido pela legislação brasileira, que prevê que a quantidade de sódio no produto não pode ser superior a 20% do valor declarado no rótulo.

1. O queijo coalho Três Marias tinha 159% a mais de sódio do que informava
2. O queijo ralado Gran Romano, 76,6%
3. O queijo gorgonzola Cruzilia, 94%
4. O queijo processado São Vicente, 36,3%

“O consumo de sódio em excesso pode aumentar a probabilidade de doenças crônicas, como hipertensão, acidente vascular cerebral, pedra nos rins e até câncer de estômago”, destaca Mylla.

GORDURA SATURADA

Outro alerta de especialistas quanto à ingestão excessiva de queijos se refere à alta quantidade de gorduras saturadas. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 22g desse tipo de gordura, mas 100g de queijo coalho da marca Cruzilla (um espeto e meio) contém 20,3g; um pacote grande (100g) dos queijos ralados Crioulo e Nata de Minas, 27g; 100g do queijo processado Tirolez (o que equivale a pouco mais de três colheres de sopa de fondue), 16,3 g; e 100g do gorgonzola Regina, 21g.

Queijo coalho se sai melhor no quesito ‘aditivos’

Grande parte dos queijos avaliados na pesquisa contam com aditivos alimentares, substâncias químicas colocadas nos alimentos que podem ser usadas para conservar o produto por mais tempo ou dar cor, por exemplo. Todos são permitidos pela legislação brasileira nesse alimento, mas especialistas dizem que quanto menos aditivos, melhor.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Nesse aspecto, a Proteste aponta que o queijo coalho se saiu melhor: entre 16 marcas avaliadas, somente três apresentaram apenas um tipo de aditivo, enquanto nos processados e ralados, todos apresentavam esses ingredientes, variando de dois a cinco tipos diferentes na composição.

com informações da Proteste e do Globo

Recomendações

COMENTÁRIOS