Redação Pragmatismo
Racismo não 10/Jun/2023 às 09:48 COMENTÁRIOS
Racismo não

Mulher impede passagem de homem negro e cadeirante no Paraná: "Não estou na floresta"

Publicado em 10 Jun, 2023 às 09h48

Mulher é acusada de capacitismo e racismo ao negar passagem a cadeirante negro em Curitiba. Testemunhas que filmaram a cena ficaram indignadas, mas ela dá de ombros e chega a dizer que "não está na floresta" e "não tem culpa"

angelino cassova

Um estudante angolano negro e cadeirante foi vítima de preconceito dentro de um ônibus em Curitiba (PR) na última quarta-feira (6). As cenas foram registradas em vídeo por testemunhas.

O vídeo mostra Angelino Cassova pedindo passagem a uma mulher branca no ônibus, porque precisa descer nos próximos pontos. A mulher se nega a dar passagem. Outros passageiros criticam a ação da mulher e ela chega a dizer que “não está na floresta” e “não tem culpa”.

Sobre a fala da floresta, Angelino disse que a mulher usou uma “expressão codificada, que muitos racistas usam” e ao citar “floresta” a pessoa filmada, na verdade, o chamou de “macaco”.

No Instagram, ele disse que a situação foi “muito difícil” e espera que o episódio não se repita com mais nenhuma geração. Ele reforçou que cadeirantes têm direito como qualquer outra pessoa.

“Fui muito pacífico e quem me conhece de perto [sabe] que não reajo logo e parto para cima. Sou muito na minha e práticas como esta eu tratarei em um fórum diferenciado. Racistas terão seu verdadeiro casebre daqui para frente. Tenho dito”, desabafou o estudante.

A Polícia Civil informou que está investigando o caso e realizando diligências para esclarecer os fatos. A mulher ainda não foi identificada.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS