Redação Pragmatismo
Saúde 01/Jun/2023 às 15:24 COMENTÁRIOS
Saúde

Médico que receitou sorvete de chocolate e jogo 'Free Fire' para criança com gripe é readmitido

Publicado em 01 Jun, 2023 às 15h24

Médico foi demitido depois de prescrever sorvete de chocolate duas vezes por dia e jogo Free Fire diário para um menino de 9 anos que tinha inflamação na garganta e gripe. O caso ganhou repercussão e levantou discussão se o atendimento foi humanizado ou debochado. Além de suscitar a eterna dúvida se alimentos gelados fazem bem ou não para o tratamento de dor de garganta

médico receita sorvete chocolate free fire

O médico Marcos Wesley Silva, demitido após prescrever “sorvete de chocolate e free fire” para um menino de 9 anos que apresentava sintomas gripais durante consulta foi readmitido. O caso ocorreu na UPA Jardim Conceição, em Osasco, na Grande São Paulo.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

A readmissão de Marcos foi solicitada pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins. Em nota, a prefeitura disse que a conduta do médico, denunciada pela mãe, foi “humanizada”.

“Na receita há a prescrição de toda a medicação necessária ao paciente. Quando ele coloca o sorvete e o jogo, ele quis humanizar o atendimento”, disse o prefeito.

A mãe da criança, Priscila da Silva Ramos, 37, afirmou que a prefeitura olhou apenas para a receita e não para o atendimento. “Só levaram em conta a parte da receita, mas não viram a parte que o médico não examinou meu filho, só prescreveu um monte de medicamentos”, afirmou.

Ela disse que está sendo criticada por ter exposto o caso. “Ele está saindo como certo e eu errada. A situação ficou pior para o meu lado, não foi o dele. O meu ficou muito ruim porque estão dizendo que eu estou querendo ibope, mas não é isso. Tanto que eu não quis aparecer em nenhuma imagem”, comentou.

A mãe da criança afirmou que apenas quis expor uma situação que ela afirmou ser recorrente. “Minha intenção era mostrar o caos da saúde aqui em Osasco, onde eles [médicos] não olham na sua cara, não examinam, debocham. Várias pessoas vieram falar comigo que passaram pela mesma situação de descaso”, explicou.

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) informa que chupar cubos de gelo, picolés e pastilhas é uma medida para diminuir a dor de garganta. O NHS, serviço de saúde pública do Reino Unido, também fornece uma orientação semelhante.

O atendimento prestado pelo profissional é alvo de uma investigação do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

RELEMBRE O CASO

A mãe da criança reclamou do atendimento médico na madrugada do último dia 18. Segundo ela, o médico não examinou o menino. O Cremesp não detalhou se há algum indício de má conduta por parte do médico.

“Ele começou a escrever a receita sem examinar meu filho, sem olhar a garganta, sem examinar o peito, sem nada nada. Aí ele perguntou para o meu filho se ele gostava de sorvete, ele falou que sim. Perguntou se de chocolate ou morango, meu filho respondeu de chocolate. Só que até então não imaginava que ele prescreveu o sorvete na receita. Aí ele prescreveu o sorvete e prescreveu o jogo”, contou ela, que entendeu as recomendações do médico como um deboche.

Na receita médica constam cinco indicações de medicamentos: amoxicilina, ibuprofeno, dipirona, prednisolona e acetilcisteína —além de sorvete de chocolate duas vezes por dia, mais Free Fire diário.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS