Redação Pragmatismo
Notícias 13/Jun/2023 às 10:58 COMENTÁRIOS
Notícias

Mães e pais impedem palestra de Frei Betto em colégio particular de Caxias do Sul

Publicado em 13 Jun, 2023 às 10h58

Evento com a presença do teólogo e escritor Frei Betto é barrado em escola tradicional de Caxias do Sul após pressão de pais de extrema-direita, que organizaram um abaixo-assinado com 2.700 assinaturas. Betto é historicamente ligado à Teologia da Libertação e falaria sobre o combate à fome, em tom de esperança

Frei Betto palestra
Foto: Marcos Alves/Agência Globo

O Colégio São José, escola particular situada em Caxias do Sul (RS), cancelou um evento agendado para hoje (13) por razões políticas. O evento contaria com a presença do teólogo e escritor Frei Betto.

Essa medida foi tomada após um abaixo-assinado promovido por um grupo de pais e responsáveis pelos estudantes da instituição. Betto é fundador do PT, historicamente ligado à Teologia da Libertação. A informação é da colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo.

O abaixo-assinado, com mais de 2.700 assinaturas, expressa a posição da extrema direita contrária à ideologia cristã. Os signatários afirmam que as obras de Frei Betto são “completamente contrárias aos valores que consideramos importantes e essenciais na educação de nossas crianças”. Betto ministraria uma palestra sobre o combate à fome, em tom de esperança, intitulada “Fomes do Brasil e Esperanças de Futuro”.

Entre os principais argumentos dos pais está a de que o religioso defende o amor a todos, inclusive à população LGBTQIAP+. “Nós, como pais e familiares, nos sentimos totalmente incomodados com o abismo entre os nossos interesses educacionais e tal encontro em local que escolhemos como segunda casa dos nossos filhos”, seguem os extremistas.

De acordo com apuração da colunista, Betto lamentou e disse que “a direita entrou em campo, fez esse manifesto e deram pra trás”.

O direito dos pobres

Para Frei Betto, ‘defender o Planeta Terra é defender o direito dos pobres’. “O Planeta não tem condições de se recuperar sozinho. É preciso intervenção humana urgente. Os ricos não querem acabar com a degradação ambiental”.

O escritor convida à reflexão sobre a crescente perspectiva de posicionar a água como pauta econômica de corporações das grandes potências. “Cada vez mais estamos comprando água no supermercado. Água engarrafada como se fosse mais pura do que a do filtro. Se você cair na besteira de dar dinheiro para estas transnacionais, leve para analisar em um laboratório. Veja qual das duas, de garrafa ou de filtro, é mais pura”, critica Frei Betto.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS