Redação Pragmatismo
Notícias 27/Jun/2023 às 14:02 COMENTÁRIOS
Notícias

Homem que ameaçou matar a deputada Duda Salabert é preso

Publicado em 27 Jun, 2023 às 14h02

Homem costumava ameaçar de morte mulheres de esquerda e dizia ter ódio de feministas, gays e negros. William Maza dos Santos integrava o esquema que utilizava a plataforma Discord para atrair meninas menores de idade e estuprá-las

william maza duda salabert
Jovens que sentiam “ódio de mulheres feministas” participavam de esquema que estuprava menores de idade (Nas imagens: Vitor Hugo e William Maza)

O homem que ameaçava de morte a deputada federal Duda Salabert (PDT) foi preso por envolvimento em crimes de violência contra adolescentes na plataforma Discord.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

William Maza dos Santos, de 20 anos, integrava um grupo que utilizava o Discord para atrair meninas menores de idade. As vítimas eram agredidas, estupradas e expostas em lives na rede.

“Desde 2020 recebo ameaças de morte assinadas por símbolos nazistas de uma célula da qual William Maza possivelmente participava. Por causa dessas ameaças, perdi meu emprego de professora, pois eles encaminharam essas ameaças aos donos e à direção da escola que eu trabalhava”, relembrou Duda Salabert.

“Esse caso não é pontual, é estrutural. Pode ser que essa estrutura tenha, inclusive, o envolvimento de parlamentares e agentes políticos. Digo isso porque essa estrutura só me ataca em contextos de campanha eleitoral”, disse a deputada, que é uma mulher trans.

A deputada defende que haja uma investigação aprofundada que mostre quem financia e fortalece essas estruturas de ódio. Segundo Duda, um dos pontos preocupantes é que essa escalada de comportamentos violentos tem como efeito colateral os ataques recentes às escolas.

SAIBA MAIS: “Vídeo mais cruel das redes” — Internautas reagem aos desafios do Discord

“O que se sabe é que essas novas tecnologias tem uma relação com pessoas mais jovens. Não pode ser um episódio isolado. São grupos neonazistas que infelizmente têm influenciado parte da juventude brasileira. Há uma relação muito maior, os jovens são só a ponta do iceberg”, disse ela.

Recomendações

COMENTÁRIOS