Anderson Pires
Colunista
Economia 26/Jun/2023 às 16:34 COMENTÁRIOS
Economia

Copom, o vampiro brasileiro

Anderson Pires Anderson Pires
Publicado em 26 Jun, 2023 às 16h34

Qual seria o motivo para o Copom manter a Selic inalterada? Seus membros são banqueiros. Os bancos estão batendo recordes de lucros, o trabalho deles é esse. A segunda questão é de ordem política

Copom vampiro brasileiro economia bancos
Sindicalistas fazem protesto contra os juros altos (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom | ABr)

Anderson Pires*

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) é o órgão que estabelece qual a taxa básica de juros e projeta perspectivas econômicas no Brasil. Basicamente, é função do Copom definir a Selic e divulgar o Relatório de Inflação. Parece pouco, mas são atribuições que impactam na vida de todos os brasileiros.

O comitê é composto por nove membros. Assim como o próprio Banco Central, é um conselho de banqueiros e em prol dos bancos. Toda e qualquer política do BC tem como balizador a saúde do setor financeiro. Pouco importa se empresas quebrem, pessoas fiquem desempregadas e a pobreza aumente, desde que os bancos ganham o máximo.

O Banco Central é um agente dos bancos dentro do estado, com mandato e independência. Nenhum outro órgão no Brasil goza de tamanho privilégio. O presidente do BC, apesar de não ter tido um voto, interfere na vida de todos e tem o poder de trabalhar contra o país e o governo que foi eleito pelo povo. É uma aberração democrática.

Apesar de todos os indicadores mostrarem que a economia brasileira volta à estabilidade, com inflação em queda, PIB em crescimento e valorização cambial, o Copom obriga o país a ter o juro real mais alto do mundo e dita para onde devem ir todos os recursos das famílias brasileiras. Parece exagero, mas não é.

Clique aqui e leia todos os textos de Anderson Pires

Se temos hoje, praticamente, 80% das famílias endividadas, quase todos os recursos excedentes terão como prioridade o pagamento de dívidas. O indexador desses débitos são os juros praticados no Brasil. Quanto maior for a Selic mais ganham os bancos. Enquanto existir alguma gota de sangue para ser drenada dos brasileiros, o Banco Central irá fazer a transfusão. O Copom age como um vampiro que mata empresas, empregos e o consumo.

Durante a pandemia, o governo Bolsonaro foi acusado de causar mais de quatrocentas mil mortes, por não ter comprado as vacinas desde o primeiro momento que estavam disponíveis. No caso do Copom, qual o impacto que irá gerar por não baixar a Selic no primeiro momento em que a economia mostrou recuperação e estabilidade? Em todo lugar se fala mal da taxa aplicada pelo BC. A situação salta aos olhos até de agências de risco internacional, que avaliam que o Brasil poderia estar em situação bem melhor se os juros fossem mais baixos.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Mas qual seria o motivo para o Copom manter a Selic inalterada? Seus membros são banqueiros. Os bancos estão batendo recordes de lucros, o trabalho deles é esse. A segunda questão é de ordem política. O Banco Central, em sua soberana independência, é a cunha que o bolsonarismo cravou no Brasil. É o freio de mão puxado para segurar um país que quer sair do atoleiro.

Não comprar vacinas na hora certa condenou muita a gente a morte. A Selic é a nossa pandemia financeira. Não existe fundamento algum para manutenção da taxa de juros brasileira. Assim como aconteceu com a Covid-19, o negacionismo atua contra a lógica econômica. Os terraplanistas do Copom negam os indicadores e trabalham contra o Brasil. Enquanto ainda sentirem cheiro de sangue irão atuar como vampiros em prol do setor financeiro.

*Anderson Pires é formado em comunicação social – jornalismo pela UFPB, publicitário, cozinheiro e autor do Termômetro da Política.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS