Redação Pragmatismo
Política Externa 12/Jun/2023 às 20:37 COMENTÁRIOS
Política Externa

"Brasil voltou a ser ator internacional com Lula", diz presidente da Comissão Europeia

Publicado em 12 Jun, 2023 às 20h37

Considerada 'a mulher mais poderosa do mundo', Presidente da Comissão Europeia afirma que o "Brasil voltou a ser ator internacional com Lula". Ursula Von der Leyen quer aproveitar a aproximação com o governo brasileiro para “dar um novo impulso” na parceria do bloco europeu com o país

Ursula Von der Leyen
Ursula Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (12) em Brasília (DF). Antes do encontro, Ursula Von der Leyen afirmou que o “Brasil voltou a ser ator internacional com Lula”.

Ela defendeu a agenda ambiental do presidente e encorajou o governo brasileiro a “proteger a Amazônia, bem como as comunidades indígenas que vivem lá […] Indígenas desempenham papel central na preservação e no uso sustentável da floresta e no desenvolvimento do potencial de superpotência verde do Brasil”, declarou Von der Leyen.

Após o encontro com o presidente brasileiro, Ursula fez um discurso dirigido a empresários brasileiros e europeus e anunciou ter assumido o compromisso, com Lula, de concluir o processo de acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

“Estamos próximos da linha de chegada. É o momento de cruzar a linha de chegada. O presidente Lula e eu nos comprometemos a concluir o acordo o quanto antes, o mais tardar até o fim do ano”, afirmou.

Ao lado de Von der Leyen, Lula deixou claro, nesta segunda-feira, que pretende rever um trecho do acordo que fala sobre compras governamentais — que permitiria o mesmo tratamento dado a empresas brasileiras e europeias em licitações públicas federais. O presidente também criticou o aumento das exigências ambientais da União Europeia, que podem prejudicar as exportações do Brasil.

“A UE e o Mercosul já são parceiros comerciais muito próximos. No entanto há muitos obstáculos que limitam nossos fluxos comerciais. Há duas décadas debatemos um acordo comercial, o maior e mais ambicioso acordo jamais negociado por ambas as partes”, disse Von der Leryen.

Ela ressaltou que o comércio entre as duas regiões tende a crescer substantivamente. Citou como exemplo o Canadá que, depois de firmar um acordo semelhante, viu seu intercâmbio com o bloco europeu crescer em cinco anos.

A viagem de Ursula von der Leyen ao Brasil acontece em um momento em que o presidente Lula tenta intensificar a agenda de encontros com líderes e autoridades internacionais. Desde que tomou posse em 1º de janeiro, Lula tem afirmado que quer colocar o Brasil em uma posição de protagonismo no cenário internacional.

O presidente já visitou os Estados Unidos, China, Japão, Argentina e Portugal — e tem recebido presidentes e primeiros-ministros em Brasília.

Lula tem cobrado dos países ricos o cumprimento do Acordo de Paris, assinado em 2015 e que, entre outros pontos, prevê a mobilização de US$ 100 bilhões anuais para a proteção do meio ambiente.

Mulher mais poderosa do mundo

Ursula comanda uma instituição que propõe políticas e a legislação do bloco com 27 países europeus, por isso é chamada de ‘a mulher mais poderosa do mundo’.

Na hierarquia das instituições da União Europeia, a comissão desempenha um papel semelhante ao Poder Executivo em uma nação. No cargo de presidente, Von der Leyen administra o orçamento do bloco, negocia tratados internacionais e implementa a política acordada entre os países-membros.

A Comissão Europeia se define como uma instituição politicamente independente, mas que defende os interesses da UE e dos cidadãos em questões que não podem ser tratadas de forma eficaz ao nível nacional. Von der Leyen lidera 27 comissários, um de cada país do bloco, que compõem a organização.

Além de propor novas leis, a Comissão Europeia é responsável por definir prioridades orçamentárias e distribuir fundos da UE. No encontro com o presidente Lula, a alemã disse que o bloco vai doar R$ 105 milhões ao Fundo Amazônia, destinado à proteção e desenvolvimento da região.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS