Redação Pragmatismo
Religião 20/Jun/2023 às 16:40 COMENTÁRIOS
Religião

Apenas 5% dos brasileiros não acreditam em Deus, revela pesquisa

Publicado em 20 Jun, 2023 às 16h40

É o segundo índice mais baixo de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 26 países. Na média geral, os que não acreditam em Deus representam 21%. Bem acima, portanto, do índice apurado no Brasil

Apenas brasileiros não acreditam Deus revela pesquisa
Imagem: Vecteezy

Blog do Paulo Lopes

Apenas 5% dos brasileiros não acreditam em “Deus ou em um poder ou espírito superior de qualquer tipo”. É o segundo índice mais baixo de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 26 países (nenhum de cultura islâmica). Na média geral, os ateus representam 21%, bem acima, portanto, do índice apurado no Brasil.

Conforme a pesquisa Global Religion 2023, da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, da IndiaBus, apenas quatro países têm menos ateus que o Brasil, representado 4% dos entrevistados: África do Sul, México, Peru e Índia — todos com elevado índice de pobres.

Do lado oposto ao Brasil, ou seja, os países com significativos percentuais de ateus, estão Coreia do Sul (44%), Holanda (42%), Suécia (39%), Bélgica (39%), Grã-Bretanha (39%), Japão (38%), França (37%) e Alemanha (35%). Todos esses países apresentam elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A margem de erro dos índices é 3,5 pontos percentuais para baixo ou para cima. O instituto entrevistou 19.731 adultos. No Brasil, as entrevistas foram feitas entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023.

Com 89%, o Brasil e a África do Sul estão no topo dos países cuja população possui o maior número de crentes, bem acima da média de 61% dos 26 países.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Abaixo do Brasil, estão a Colômbia (86%), México (85%), Peru (84%). Turquia (82%) e Índia (81%).

Do total dos brasileiros entrevistados que se afirmaram crentes, 70% creem no Deus descrito nos livros sagrados, contra 19% que não se baseiam na Bíblia, por exemplo. Do total dos abordados, 2% preferiram não se manifestar e 4% disseram não ter certeza.

Empatados com o Peru, o Brasil também está no topo quanto ao percentual de quem acredita na existência do paraíso, com 79%.

Os brasileiros que acreditam no inferno representam 66% da população, colocando-se em segundo lugar, atrás da Turquia (76%).

Leia também: Fé e política não se misturam, diz professora de Direito Constitucional

Do lado oposto, ou seja, os povos que menos acreditam no inferno, estão os belga (16%), suecos (21%) e os espanhóis (22%), que já foram baluartes do cristianismo na Idade Média.

Confirmando outras pesquisas, a maioria dos crentes brasileiros acredita que Deus pode ajudar a resolver problemas financeiros, entre outros.

Apenas brasileiros não acreditam Deus revela pesquisa
Gráfico com percentual das pessoas que crêem

Laranja: Não acredito em Deus ou em um poder ou espírito superior de qualquer tipo
Chumbo: Não tenho certeza
Cinza: Prefiro não dizer
Verde: Acredito em um poder superior ou espírito, mas não em Deus como descrito nas sagradas escrituras
Azul: Acredito em Deus como descrito na Bíblia, o Alcorão, a Torá, etc.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS