Redação Pragmatismo
Notícias 03/Mai/2023 às 07:57 COMENTÁRIOS
Notícias

URGENTE: Polícia Federal prende auxiliar de Bolsonaro e realiza buscas na casa do ex-presidente

Publicado em 03 Mai, 2023 às 07h57

Preso na manhã de hoje pela Polícia Federal, Mauro Cid é considerado o 'faz-tudo' de Jair Bolsonaro e teria cometido diversos crimes a mando do ex-presidente. Agentes da PF também realizam buscas na casa de Jair

Mauro Cid Jair Bolsonaro
Mauro Cid é o auxiliar número 1 de Jair Bolsonaro

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira 3. O militar está entre os alvos da Operação Venire, que mira um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

A operação foi deflagrada na manhã desta quarta e cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. A corporação cumpre, ainda, análise do material apreendido durante as buscas e realização de oitivas de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.

Entre os alvos estão outros dois seguranças de Bolsonaro: o policial militar do RJ Max Guilherme e o militar do Exército Sérgio Cordeiro.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Mauro Cid foi preso em Brasília. Por lá, também foram cumpridos mandados de busca na residência em que Jair Bolsonaro mora desde que retornou ao Brasil. O ex-presidente não foi preso, mas deve prestar depoimento à PF ainda nesta quarta-feira.

De acordo com a PF, as inserções falsas ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. A intenção do grupo era “a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante”, diz a corporação em nota.

As investigações apontam que o grupo inseria dados falsos de vacinação nos sistemas sistemas SI-PNI e RNDS, ambos do Ministério da Saúde, para que extremistas pudessem emitir documentos que exigiam comprovação de imunização.

“Tais pessoas [que tiveram dados falsos inseridos no sistema] puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, explica a PF.

Um dos comprovantes de vacinação adulterados é o do próprio Jair Bolsonaro. A filha do ex-capitão, Laura, também teria tido dados falsificados no sistema. Outros comprovantes falsos são de Mauro Cid, sua esposa e filhas e o do deputado federal Guttemberg Reis de Oliveira (MDB-RJ).

“A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”, esclarece a corporação em nota.

Ainda segundo a PF, os fatos investigados nesta quarta-feira configuram, em tese, “os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores”.

Saiba quem é Mauro Cid

Mauro Cesar Barbosa Cid, o Mauro Cid ou “coronel Cid”, tem um histórico de relacionamento com Jair Bolsonaro que vem de família. Mauro Cid é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, que foi colega do ex-chefe do Executivo no curso de formação de oficiais do Exército. Desde esse período, Bolsonaro mantém uma amizade com Lourena Cid.

Mauro Cid ascendeu na carreira no governo passado. Ele era major e foi promovido a tenente-coronel. Seu nome ganhou notoriedade após diversas investigações apontarem seu possível envolvimento em vários crimes. Uma das investigações apura se o ajudante de ordens do ex-presidente operava uma espécie de “caixa paralelo” para a família presidencial.

Investigações sob o comando do ministro Alexandre de Moraes descobriram que o “coronel Cid” pagava contas do clã presidencial em dinheiro vivo. Os investigadores apuram agora se Cid operava uma espécie de “caixa paralelo” por meio de saques de recursos dos cartões corporativos.

Entre as contas pagas por Cid, estão faturas de um cartão de crédito adicional emitido no nome de Rosimary Cardoso Cordeiro, funcionária do Senado Federal lotada no gabinete do senador Roberto Rocha (PTB-MA). Ela é amiga próxima de Michelle — ambas trabalhavam como assessoras de deputados na Câmara — e aparece em fotos ao lado de Bolsonaro e da ex-primeira dama.

A investigação aponta que o Mauro Cid atuava como elo entre Bolsonaro e apoiadores radicais, que organizavam a militância bolsonarista nas redes. Entre os contatos frequentes de Cid estava o blogueiro Allan dos Santos, que teve prisão decretada por Moraes e vive nos Estados Unidos. Bolsonaro aparece como interlocutor em mensagens e teria gravado áudios que indicam que ele tinha conhecimento do que seu ajudante de ordens fazia.

A PF encontrou mensagens trocadas entre Mauro Cid e Allan dos Santos. Santos escreveu que era a favor de um golpe militar, ao que Cid respondeu: “Opa”. À PF, ele disse que se tratou apenas de uma saudação.

Os ajudantes de ordens atuam como secretários particulares do presidente em tempo integral. Eles são o último anteparo do comandante do Executivo. Por vezes, carregam seus celulares, recepcionam as visitas, anotam demandas e, mais importante, veem e ouvem quase tudo o que se passa com o titular da cadeira mais poderosa do país.

Com a derrota de Bolsonaro nas urnas, Cid seguiu com o presidente para os Estados Unidos a dois dias da posse de Lula.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS