Redação Pragmatismo
Notícias 09/Mai/2023 às 10:11 COMENTÁRIOS
Notícias

URGENTE: Morre o ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos

Publicado em 09 Mai, 2023 às 10h11

David Miranda morre aos 37 anos após passar 9 meses internado. "Morreu em paz, cercado dos nossos filhos, família e amigos", afirmou o marido Glenn Greenwald. Presidente Lula se manifesta: "Jovem de trajetória extraordinária"

David Miranda
David Miranda e a família

O ex-deputado federal David Miranda morreu hoje aos 37 anos. A informação foi confirmada pelo jornalista Glenn Greenwald, marido dele, no Twitter. A morte ocorre após Miranda passar nove meses internado em UTI, disse Greenwald. “Ele morreu em paz, cercado de nossos filhos, família e amigos”, afirmou o jornalista.

No dia 6 de agosto de 2022, Miranda foi encaminhado ao hospital com fortes dores abdominais, posteriormente diagnosticadas como um quadro de infecção gastrointestinal que se tornou generalizado. Ele estava na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, desde então.

David se queixava de dores no estômago e vômitos frequentes desde julho, mas culpava o estresse de Brasília e as atividades de sua pré-campanha. A inflamação do pâncreas se alastrou para os rins, o fígado e os pulmões, o que fez com que ele tivesse de ser intubado. “É uma tortura emocional”, relatou o marido dele, o jornalista Glenn Greenwald,

Em setembro, a Justiça Eleitoral homologou a renúncia à candidatura de Miranda, após a família do parlamentar anunciar a desistência da disputa em razão da internação. Ele seria candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Em março, Greenwald afirmou que o marido estava acordado e conversando em seu leito. À época, o jornalista escreveu nas redes sociais que Miranda estava “quase sempre completamente acordado, comunicativo, alerta, atento, interativo e cada vez mais forte”.

Miranda foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 2016. Ele também foi suplente do ex-deputado Jean Wyllys e assumiu o mandato em 2019 após o colega anunciar desistência em razão de ameaças.

Maior desejo do ex-deputado era se tornar pai. “De longe, esse era o maior sonho dele, o que deu a ele o maior orgulho e propósito foi ser pai. Ele era o mais dedicado e amável pai. Ele me ensinou como ser pai”, disse Greenwald.

O presidente Lula lamentou a morte de Miranda. “Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, esreveu.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Repercussão

“Meus sentimentos”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Meus sentimentos aos filhos, ao companheiro, amigos e familiares de David Miranda que nos deixou precocemente nessa madrugada.”

Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, lamentou. “Acabo de receber a notícia do falecimento do deputado David Miranda, após meses de luta. Deixo meus sentimentos à família e aos amigos.”

Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, elogiou ex-deputado. “Recebo com pesar a notícia do falecimento do companheiro e ex-deputado federal David Miranda. Um homem sempre presente nas mais importantes frentes de luta pela justiça social. Meus sentimentos aos amigos e familiares nesse difícil momento.”

“Profunda tristeza”, diz senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do deputado David Miranda. Que David seja sempre lembrado pelo seu exemplo de coragem e história de luta. Deixo um forte abraço ao seu marido Glenn Greenwald e a seus dois filhos.”

Presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) desejou força à família. “Muito triste a morte precoce do querido David Miranda. Tinha uma vivacidade que alegrava a política. Desejo força e solidariedade à família e amigos. Vá em paz, David.”

“Dedicado deputado”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). “O Rio e o Brasil perdem um dedicado deputado. Que Deus possa confortar o coração de seus amigos e familiares”, afirmou.

Marcelo Freixo, diretor da Embratur, disse que o legado do amigo seguirá vivo. “Muito triste pela notícia do falecimento do meu amigo David Miranda. David deixa dois filhos e o marido, Glenn Greenwald. Uma família linda que merece toda a nossa solidariedade nessa momento tão difícil. Descanse em paz, meu amigo. Seu legado segue vivo!”

“Fará muita falta”, diz o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). “David Miranda foi um parlamentar combativo, que ajudou a ecoar pelo Brasil a causa LGBT. Fará muita falta. Vá em paz, David. Meus sentimentos ao Glenn, aos filhos e toda a família.”

“Que tristeza”, disse o ex-deputado Jean Wyllys. “Soube agora da partida precoce de David Miranda. Que tristeza! Meus sen

(matéria em atualização)

Recomendações

COMENTÁRIOS