Redação Pragmatismo
Política Externa 11/Mai/2023 às 14:58 COMENTÁRIOS
Política Externa

Ucrânia elogia o papel do Brasil após visita do ministro Celso Amorim

Publicado em 11 Mai, 2023 às 14h58

Assessor especial da Presidência da República se reuniu com o presidente Zelensky em Kiev. Após o encontro, governo ucraniano disse que "o Brasil pode desempenhar um papel importante para cessar a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa". A Ucrânia também citou o interesse em revigorar parcerias estratégicas com o Brasil

Ucrânia elogia Brasil visita ministro Celso Amorim
Celso Amorim e Andrij Melnyk

DW

O ex-chanceler e assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, reuniu-se em Kiev nesta quarta-feira (10) com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, membros de seu gabinete e com o vice-ministro do Exterior da Ucrânia, Andriy Melnyk, que representou a pasta na ausência do chanceler Dmitro Kuleba, que se encontra fora do país.

Amorim afirmou que a visita foi “muito tranquila”, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. “O diálogo foi positivo, de criação de confiança, visando a explicar nossos objetivos para a paz”, acrescentou, sem dar mais detalhes sobre o que foi conversado, informando que mais detalhes sobre a reunião devem ser divulgados em breve, de forma oficial, pelo governo.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Apesar de a reunião ter sido a portas fechadas, Melnyk, que também é representante ucraniano para as Américas, ressaltou, em publicação nas redes sociais, que “o Brasil pode desempenhar um papel importante para cessar a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa”. Ele também citou o interesse em revigorar uma parceria estratégica selada em 2009, fechando o texto com um agradecimento em português: “Obrigado”.

De acordo com o governo brasileiro, o objetivo do encontro era que o ex-chanceler brasileiro ouvisse de representantes ucranianos quais são as principais exigências para poder dar início a negociações de paz que possam encerrar o conflito com a Rússia, que começou em fevereiro de 2022.

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil “está fazendo um esforço muito grande” para constituir um grupo de países, entre eles China e Índia, para negociar acordo de paz.

“Acho que a hora é de diplomacia, não é hora de guerra. Todo mundo sabe que o Brasil condenou a invasão territorial da Ucrânia. Mas, ao mesmo tempo, a continuidade da guerra só vai levar à morte”, disse Lula nesta terça-feira, após encontro com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, em Brasília.

Rússia

Celso Amorim esteve em Moscou, capital da Rússia, no início de abril, para uma conversa com o presidente Vladimir Putin. Depois da viagem do presidente Lula à China, na semana seguinte, o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, visitou o Brasil

“Espero que o Celso me traga não a solução, que ele me traga indícios de soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz. Ele já sabe o que o Putin quer, ele agora vai saber o que quer o Zelenski. Vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra”, afirmou o presidente brasileiro na terça-feira.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS