Redação Pragmatismo
EUA 10/Mai/2023 às 14:21 COMENTÁRIOS
EUA

George Santos é preso em Nova York por fraude e lavagem de dinheiro

Publicado em 10 Mai, 2023 às 14h21

"Aconteceu nos EUA, acontece no Brasil". George Santos ficou mundialmente conhecido por ser um mentiroso compulsivo; ele mentiu sobre sua ascendência judaica, sobre uma carreira que nunca existiu em empresas do mercado financeiro e sobre diplomas universitários que nunca obteve. Filho de brasileiros e amigo da família Bolsonaro, Santos está envolvido em três esquemas de corrupção diferentes

George Santos
Filho de brasileiros, George Santos é amigo da família Bolsonaro

O deputado dos Estados Unidos George Santos, filho de brasileiros, foi detido nesta quarta-feira (10) após acusações formais feitas pela promotoria federal dos EUA. Segundo as denúncias, ele teria cometido os crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, roubo de fundos públicos e prestação de informações falsas em documentos.

Apoiador de Bolsonaro e Trump. Santos se entregou em um tribunal de Long Island, na região metropolitana de Nova York, e deve passar por uma audiência perante um juiz ainda nesta quarta, para determinar se seguirá sob custódia ou se será liberado.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Segundo o jornal The New York Times, Santos estaria envolvido em três esquemas distintos. A principal acusação envolve um consultor (cuja identidade não foi divulgada) que teria solicitado contribuições para uma organização política. Entretanto, segundo a acusação, o congressista teria usado o dinheiro para despesas pessoais, incluindo pagamentos de faturas de cartão de crédito e compra de roupas de grife.

A promotoria afirma também que George Santos se beneficiou de maneira indevida de benefícios oferecidos a pessoas desempregadas pelo governo dos EUA durante a pandemia de coronavírus. Ele teria recebido mais de 24 mil dólares (cerca de R$ 120 mil, pela cotação atual) enquanto trabalhava para uma empresa e recebia cerca de 10 mil dólares por mês de salário.

O congressista é acusado também de ter prestado declarações falsas em documentos sobre sua renda quando foi candidato. Além de mentir sobre o próprio salário, Santos teria deixado de informar sobre alguns rendimentos e informado valores errados sobre saldos em contas bancárias.

Carreira de mentiras

George Santos foi o primeiro congressista abertamente homossexual a ser eleito nos Estados Unidos pelo Partido Republicano, de perfil conservador. Nos EUA, as eleições parlamentares são distritais, e ele foi eleito por um distrito que há muitos anos era dominado pelo Partido Democrata.

Apoiador fiel de Donald Trump, Santos começou a ser questionado quando vieram á tona mentiras contadas por ele sobre uma suposta ascendência judaica, citada durante a campanha. A imprensa dos EUA também mostrou que ele falou outras mentiras, contando detalhes sobre uma carreira que nunca existiu em empresas do mercado financeiro e sobre diplomas universitários.

Após o acúmulo de denúncias, setores do próprio Partido Republicano pressionaram pela renúncia do deputado, mas ele resistiu no cargo, contando com apoio de figuras relevantes dentro do partido, como o presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), Kevin McCarthy.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Procurado pelo The New York Times nesta quarta-feira, McCarthy disse que George Santos poderá manter o mandato e suas atividades parlamentares mesmo após as acusações formais e a detenção, mas não poderá participar de comissões e terá de passar por julgamento.

com agências internacionais e Brasil de Fato

Recomendações

COMENTÁRIOS