Redação Pragmatismo
Lula 19/Abr/2023 às 17:53 COMENTÁRIOS
Lula

URGENTE: Gonçalves Dias pede demissão do governo Lula após imagens mostrarem que ele ajudou golpistas

Publicado em 19 Abr, 2023 às 17h53

Imagens mostram Gonçalves Dias orientando golpistas no 8 de janeiro dentro do Palácio do Planalto. Após reunião com Lula, ministro pediu demissão. Em nota, governo diz que “não haverá impunidade” para nenhum dos envolvidos nos ataques de 8/1

lula gonçalves dias
Lula e Gonçalves Dias

Após reunião com o presidente Lula, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (19).

O anúncio ocorre após a CNN Brasil divulgar um vídeo que mostra o chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. É a primeira baixa no primeiro escalão do governo Lula, pouco tempo depois de completar 100 dias.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Além de Gonçalves Dias, militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, aparecem guiando os terroristas do 8/1.

O presidente Lula convocou uma reunião de emergência para discutir o assunto com ministros, na qual foi batido o martelo em torno da saída do general.

Após o pedido de demissão, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República disse que “não haverá impunidade para os envolvidos nos atos criminosos de 8 de janeiro”.

Mais cedo, o GSI divulgou uma nota para tentar explicar as imagens divulgadas pela CNN Brasil. O órgão disse que vai apurar a conduta dos militares que estavam no local.

Gravações

As imagens divulgadas mostram às 15h58 o chefe do GSI caminhando próximo aos invasores. Em um momento, ele circula próximo aos extremistas e chega a cumprimentá-los.

Já por volta das 16h29, Dias caminha sozinho pelo andar e tenta abrir algumas portas. Em seguida, se dirige ao corredor e entra no gabinete presidencial. Minutos depois, o ministro aparece no mesmo corredor, acompanhado de invasores e aparenta indicar o local para escadas do prédio. Pouco tempo depois, integrantes do GSI aparecem e ajudam na orientação.

O novo governo Lula já sabia do caráter golpista que predominava dentro do GSI — gabinete que foi contaminado por aliados do General Heleno nos últimos 4 anos.

IMAGENS:

Recomendações

COMENTÁRIOS