Redação Pragmatismo
Racismo não 07/Abr/2023 às 09:30 COMENTÁRIOS
Racismo não

Maria Cecília da Silva é promovida e se torna a 1ª almirante negra da história da Marinha

Publicado em 07 Abr, 2023 às 09h30

Marinha promove primeira almirante negra da história. A promoção foi definida em fevereiro e a nomeação foi confirmada na última semana. Maria Cecília ocupará a diretoria do Departamento de Saúde do Ministério da Defesa. Ela foi cumprimentada pelo presidente Lula no Palácio do Planalto

Maria Cecília da Silva promovida torna almirante negra história Marinha
Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição

A Marinha promoveu nesta terça-feira (4) a médica Maria Cecília Barbosa da Silva Conceição, de 58 anos, ao posto de contra-almirante. A médica é a terceira mulher e a primeira negra a alcançar o posto de oficial-general na história da Força.

A promoção foi definida em fevereiro pelo almirantado, e a nomeação foi confirmada na última semana. Após 28 anos de Marinha, Maria Cecília ocupará a diretoria do Departamento de Saúde e Assistência Social da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa.

Ela participou nesta terça-feira da cerimônia de promoção de oficiais-generais das Forças Armadas, no Palácio do Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou os recém-promovidos. O evento tradicional foi o primeiro de 2023, e costuma ocorrer algumas vezes por ano.

“Me sinto bastante orgulhosa e feliz por estar representando uma parcela grande da tripulação da Marinha, que é a parcela feminina”, declarou em uma postagem publicada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

À Folha de S.Paulo, Maria Cecília afirmou que se sente recompensada e feliz com a promoção. “Nossa carreira na Marinha do Brasil é cercada de momentos difíceis, momentos bons, e a instituição abre essa oportunidade para que as oficiais alcancem, por mérito próprio, postos mais elevados durante a carreira. Me sinto recompensada e feliz por estar fazendo parte do grupo de almirantes da Marinha”, disse.

“Acho que isso [promoção] tem que ser um estímulo para que mais mulheres entrem nas Forças Armadas porque ela pode atingir até o posto mais alto. As mulheres só começaram a ingressar na Marinha em 1981 e, a partir de agora, deve se tornar cada vez mais natural que nós consigamos atingir os altos níveis, estes postos de almirante”, acrescentou.

Leia também: Mulheres são as mais impactadas pelas desigualdades na América Latina

No total, foram 56 novos militares promovidos aos mais altos cargos nas três Forças: general (Exército), almirante (Marinha) e brigadeiro (Força Aérea Brasileira). A promoção foi publicada no último dia 31 de março.

O evento contou com as presenças do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, além dos comandantes das três Forças: general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).

Histórico de mulheres nas Forças Armadas

Antes de Maria Cecília, somente duas outras mulheres haviam alcançado o posto de almirante —a cúpula da Marinha. A primeira foi a médica Dalva Maria Carvalho Mendes, em 2012. Ela entrou na Marinha em 1981, ano que a Força permitiu o ingresso de mulheres.

Em 2018, a Marinha promoveu ao posto de contra-almirante a engenheira Luciana Mascarenhas da Costa Marroni.

A Marinha e a Aeronáutica já promoveram mulheres aos cargos de oficiais-generais na última década. O Exército foi o último a permitir que mulheres participassem de cursos preparatórios para o generalato, e a previsão é que as primeiras a chegarem ao posto alcancem o posto em 2027.

Para chegar ao cargo de general quatro estrelas, o mais alto da carreira, o militar precisa entrar no Exército pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A primeira turma com mulheres só finalizou o curso em 2021, após 210 anos de história da instituição.

Com Folha e Agência Brasil

Participe da comunidade do Pragmatismo no WhatsApp e receba notícias pelo celular

Recomendações

COMENTÁRIOS