Redação Pragmatismo
Saúde 11/Abr/2023 às 20:38 COMENTÁRIOS
Saúde

Mãe de Arthur Singer lamenta que bolsonaristas usem morte do seu filho para espalhar mentiras

Publicado em 11 Abr, 2023 às 20h38

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro usaram a morte de Arthur Singer, de 13 anos, para espalhar terror e desinformação sobre as vacinas. Mãe do menino fez um desabafo: "Se é para ter uma divulgação, que tenha alguma positividade [...] Digam que crianças receberão os órgãos do meu filho e viverão"

Arthur Singer
Arthur Singer

A mãe do menino Arthur Singer, de 13 anos, precisou se manifestar publicamente após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) espalharem nas redes sociais a falsa informação de que o adolescente morreu após tomar a vacina contra a Covid-19.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

“Quero dizer que sou absolutamente a favor da vacina e que a morte dele não tem absolutamente nada a ver com o que estão espalhando em grupos de WhatsApp e nas redes sociais”, declarou Meire Adriane.

Arthur Singer faleceu devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico causado por uma má formação, que era desconhecida da família.

Meire fez questão de divulgar que o filho era doador de órgãos. “Se é para ter divulgação de alguma coisa, que tenha uma positividade. Para as pessoas entenderem o quanto é importante a doação de órgãos”.

Meire emocionou as pessoas com uma homenagem para o filho publicada nas redes sociais. “Minha herança, minha flecha lançada, o filho prometido para uma mulher que não podia gerar”, afirmou.

“Eu o devolvo arrasada, porém em paz sabendo que de estéril fui mãe do Arthur e através dele e com ele estou frutificando na vida de crianças que receberão seus órgãos e viverão”, disse.

Arthur Singer ficou conhecido nacionalmente após participar da segunda temporada do programa Canta Comigo Teen, da Netflix e da TV Record, em 2021. Ele também atuou nos musicais Matilda e The Pilgrims.

O que causa AVC aos 13 anos?

“Veja bem, nós só vamos ao médico com uma criança quando ela tem queixa. O Arthur nunca se queixou de dor de cabeça. As pessoas estão sendo muito carinhosas, mas algumas dizem: ‘Por que não fizeram exames ou foram atrás?’ A gente só vai atrás quando tem um problema, o Arthur nunca se queixou, não tinha para que buscar especialista”, disse Meire.

O acidente vascular cerebral é causado por um problema nas artérias que levam o sangue para o cérebro. Entre janeiro e outubro do ano passado, o problema liderou as causas de morte no Brasil, com 12 óbitos por hora.

Há o AVC isquêmico, mais comum, quando ocorre entupimento de alguma artéria que leva o sangue para o cérebro. E o hemorrágico, caso de Arthur — e considerado mais grave —, causado pela ruptura da artéria. Isso leva ao extravasamento do sangue para o cérebro, tóxico para o órgão, explica Octavio Marques Pontes Neto, neurologista membro da Rede Brasil AVC e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Embora atinjam mais adultos, AVC também acometem adolescentes e crianças. As principais causas das hemorragias nesses grupos são malformações arteriovenosas, anomalias do desenvolvimento dos vasos do cérebro e que aumentam o risco de sangramento. Há alterações na estrutura das artérias do cérebro que prejudicam a irrigação.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

“Geralmente, existem comunicações incomuns entre as artérias e as veias do cérebro, levando a uma pressão muito alta no sistema venoso. Essa pressão elevada causa dilatação das veias do cérebro, o que pode gerar rupturas e extravasamento de sangue no cérebro”, diz Octavio Marques Pontes Neto, neurologista.

Recomendações

COMENTÁRIOS