Redação Pragmatismo
Racismo não 19/Abr/2023 às 17:36 COMENTÁRIOS
Racismo não

Jovem negro de 16 anos erra endereço e é baleado na cabeça nos EUA

Publicado em 19 Abr, 2023 às 17h36

Vítima saiu para buscar irmãos gêmeos, bateu na porta de uma casa por engano e foi baleado por homem branco. Promotor afirma que "houve um componente racial no crime"

Ralph Yarl
Ralph Yarl

Um jovem negro de 16 anos foi alvo de disparos de arma de fogo na cabeça em Kansas City, nos EUA. O caso gerou manifestações de rua contra o racismo. As informações são da BBC News.

O dono da casa, identificado como Andrew Lester, de 85 anos, quis que o jovem Ralph Yarl se afastasse do local e atirou, acertando a cabeça do adolescente duas vezes.

O agressor disse que “atirar era a última coisa” que ele queria fazer, mas “estava morrendo de medo” ao se deparar com o jovem na porta da sua casa. “Ele [Andrew] acreditava que estava se protegendo de um possível confronto físico e que não teria chance alguma contra um jovem que entrasse na sua residência”, disse o advogado do atirador.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Ralph Yarl está em estado grave. O atirador ficou detido por 24 horas, mas foi liberado. De acordo com o promotor Zachary Thompson, “houve um componente racial no crime”.

A família de Yarl abriu uma ‘vaquinha’ no site GoFundMe e já arrecadou mais de US$ 1,3 milhão. A quantia deve ser usada para pagar as despesas médicas de Ralph e terapia.

Entenda o caso

Os pais do adolescente pediram que ele buscasse seus irmãos gêmeos. Nos EUA, é comum que as ruas sejam denominadas por números, mas diferentes bairros de uma cidade podem ter ruas com os mesmos números. O jovem de 16 anos se confundiu por isso.

O caso gerou protestos contra o racismo nos EUA. Cantando “Black Lives Matter”, centenas de manifestantes marcharam no último domingo (16) até a casa onde Yarl foi baleado.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!

Andrew Lester
O atirador Andrew Lester

Recomendações

COMENTÁRIOS