Redação Pragmatismo
Notícias 28/Abr/2023 às 08:36 COMENTÁRIOS
Notícias

Jornalista faz autocrítica sobre caso Cuca: "A imprensa falhou demais e me incluo nisso"

Publicado em 28 Abr, 2023 às 08h36

"A imprensa falhou demais [no caso Cuca], como falha em vários episódios, como da boate Kiss e do Ninho do Urubu. O caso [do estupro] caiu no esquecimento, como caíram as tragédias de Brumadinho e Mariana. Isso acontece historicamente na imprensa brasileira. A imprensa da época dava um tratamento até bizarro sobre o caso em alguns momentos, porque o mundo era daquele jeito. Os jogadores eram tratados como vítimas, era uma inversão de papéis"

Caso Cuca
REUTERS/Mauro Pimentel

O jornalista Mauro Cezar Pereira (Uol, TV Cultura e Jovem Pan) fez uma espécie de autocrítica a respeito de como o caso Cuca foi tratado ao longo dos anos pela imprensa brasileira.

Mauro é um dos nomes mais respeitados do jornalismo esportivo no Brasil. “A imprensa está tentando pagar com enorme atraso — e não vai conseguir — toda sua omissão durante todas essas décadas. Fico muito à vontade para me incluir nisso porque eu já era jornalista em 1987 e não houve grande repercussão: desconheço qualquer matéria que tenha sido feita realmente contundente, séria, incisiva, recuperando essa história”, diz.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

“Não por conta do Cuca, mas por conta do que aconteceu, foram quatro jogadores e isso caiu no esquecimento, como cai no esquecimento [as tragédias de] Brumadinho e Mariana. Isso acontece historicamente na imprensa, no Brasil é assim, e esse caso passou batido. A imprensa da época dava um tratamento bizarro até em alguns momentos, porque o mundo era daquele jeito”, acrescenta.

“A imprensa deixou muito a desejar: nós todos pecamos, fomos omissos, não fizemos nosso trabalho. Não é por conta do Cuca, não, o Henrique jogou cinco anos no Corinthians e ninguém fez matéria sobre isso. Os jogadores eram tratados como vítimas, era uma inversão de papéis, de acordo com aquilo que diz a Justiça suíça. Não estou falando da minha opinião, estou me baseando na Justiça da Suíça, que condenou esses rapazes com uma série de evidências. Elas foram colocadas à mostra e agora estão voltando, mas a imprensa falhou demais, como falha em vários episódios, como da boate Kiss e do Ninho do Urubu”.

Caso Cuca

O caso aconteceu na Suíça, em 1987. Na época, Cuca era jogador do Grêmio e chegou a ser preso ao lado dos colegas Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi, também atletas. Todos foram acusados de terem estuprado uma menina de apenas 13 anos, durante uma excursão do clube gaúcho na Europa.

Na época, Cuca foi condenado a 15 meses de prisão por violar o art. 181 (coerção) e o art. 191 (fornicação com crianças) do Código Penal Suíço. Desde esse caso, o Código Penal Suíço foi revisado várias vezes ao longo dos anos, com penas muito mais severas para os mesmos crimes. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, Cuca foi embora da Suíça e nunca mais retornou ao país europeu.

Muito pressionado, Cuca anunciou sua saída do Corinthians na noite desta quarta-feira (26). “Se Deus quiser, eu volto um dia para fazer um trabalho do começo ao fim”, disse o treinador.

SAIBA MAIS SOBRE O CASO:
1. Cuca disse que menina de 13 anos “parecia um armário”
2. Vítima de estupro de Cuca tentou suicídio, diz advogado

Recomendações

COMENTÁRIOS