Redação Pragmatismo
Saúde 28/Abr/2023 às 10:48 COMENTÁRIOS
Saúde

Influenciador de 27 anos que morreu por alergia a camarão deixou carta de despedida

Publicado em 28 Abr, 2023 às 10h48

Atendimento médico ao influenciador e fundador de bloco de carnaval foi imediato, mas mesmo assim ele não resistiu, o que demonstra como alergias alimentares são perigosas. Jovem de 27 anos deixou carta surpreendente de despedida para a esposa

Brendo Yan da Silva
Brendo Yan da Silva

O influenciador digital e fundador de um bloco de Carnaval de Natal, no Rio Grande do Norte, morreu aos 27 anos depois de comer um bolinho de camarão. Brendo Yan da Silva chegou a ser internado, mas não resistiu e teve a morte cerebral confirmada na última quarta-feira (26).

A esposa de Brendo, Victória Figueiredo, contou que ela e o marido haviam ganhado bolinhos de mandioca de um vizinho — que não sabia que Brendo Yan era alérgico e não informou que o recheio era de camarão.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Quando Brendo comeu o bolinho, Victória Figueiredo perguntou qual era o sabor, e o marido respondeu que era de frango. “Eu falei que tinha cheiro de peixe, mas realmente não tinha gosto e nem cheiro de camarão, estava bem desfiado”, relata.

Logo depois de comer o bolinho, ainda segundo a esposa, Brendo Yan Silva já começou a passar mal e tomou um antialérgico, ainda em casa. Victória correu para pedir ajuda aos vizinhos, e o rapaz foi colocado em um carro e levado ao pronto-socorro.

Já na Unidade de Pronto-Atendimento do Pajuçara, o jovem teve uma parada cardíaca e foi reanimado. Ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ficou intubado até o domingo (23), quando foi transferido para o Hospital Memorial.

Brendo não conseguiu se recuperar nos dias que se seguiram e tomografias feitas no hospital constataram a morte encefálica do jovem. A repetição dos exames confirmou o óbito.

Carta de despedida

A esposa contou que Brendo deixou uma carta de despedida. Ela explicou que não sabe exatamente quando o rapaz escreveu a carta, mas disse que o documento foi entregue a ela assim que eles se casaram, há um ano. Na carta, Brendo pediu para que ela e todos “aproveitassem a vida intensamente”.

“O legado que ele deixou é o que fica. Que a gente viva intensamente, que a gente aproveite a vida intensamente, que a vida é uma só e a gente não sabe o dia de amanhã. E eu não sabia realmente o dia de amanhã. Se eu soubesse, eu teria aproveitado mais […] E é isso que ele vai deixar dentro de mim: que eu aproveite a vida, que eu curta a vida. Foi isso que ele me pediu na carta”, disse Victoria Figueiredo.

Na carta, a esposa disse que Brendo Yan agradecia e também pedia como queria que fosse o funeral, “caso chegasse o dia dele”. Por ser do candomblé, um dos desejos de Brendo Yan era de que todos estivessem de branco e também que houvesse um festejo.

O pedido foi atendido durante o cortejo e o sepultamento na tarde desta quinta-feira (27) na Redinha, bairro em que ele morava, contou com uma banda de frevo e um estandarte do Bloco do Anjnho, que foi criado pelo influenciador no carnaval deste ano.

Brendo Yan da Silva fundou o Bloco do Anjinho, que sai no bairro Redinha, em Natal, além de trabalhar como assistente administrativo. Nas redes sociais, amigos, familiares e a esposa do jovem, Victória Figueiredo, lamentam a morte.

Riscos das alergias alimentares

A alergia a camarão está entre as mais comuns no Brasil. A intolerância do organismo à ingestão do alimento pode causar reações violentas no corpo e até levar à morte.

Em Goiás, uma jovem de 25 anos ainda se recupera após ficar internada em estado grave depois de cheirar pimenta. O Pragmatismo publicou sobre o caso aqui.

A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema de defesa do corpo a alguma substância. O sistema imunológico confunde um alimento específico com invasores e produz anticorpos contra ele. Essa resposta do organismo pode desencadear uma série de reações.

A alergia surge quando há intolerância do organismo a alguma substância, como um alimento específico, pólen, medicamento ou veneno de insetos, entre outros.

O contato pode causar, em minutos, reações violentas no corpo, como edema de glote (inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões) e choque anafilático (reação alérgica grave que surge em poucos segundos, causando sintomas como coceira, inchaço da boca, língua e rosto).

As reações ocorrem porque o sistema imunológico confunde substâncias inofensivas, como alimentos, picadas ou até mesmo o látex da borracha, com invasores.

Assim, anticorpos tentam destruí-los e, quando a pessoa alérgica faz novos contatos com esses agentes, os anticorpos reconhecem a substância e a atacam.

Uma pesquisa mostrou que 92% das pessoas que morreram por alergia (anafilaxia) tinham conhecimento do problema, mas achavam que um pouco de contato não faria mal.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS