Redação Pragmatismo
Notícias 10/Abr/2023 às 15:08 COMENTÁRIOS
Notícias

Governo pede exclusão de 270 contas do Twitter que encorajavam ataques em escolas

Publicado em 10 Abr, 2023 às 15h08

Operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública apreende sete armas e pede exclusão de 270 contas do Twitter que encorajavam massacres em escolas brasileiras. Também foi solicitado que o TikTok retire do ar duas contas que transmitiam conteúdo que incitava medo nas famílias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou na tarde deste domingo (9) que a Operação Escola Segura, cumprindo mandados de busca, prendeu uma pessoa, apreendeu sete armas e solicitou a exclusão de 270 contas do Twitter que veiculavam conteúdo relacionado a ataques contra escolas de todo o país.

O MJSP, comandado pelo ministro Flávio Dino, informou também que tanto os conteúdos como os autores estão sob investigação. Foi solicitada, ainda, que a plataforma Tik Tok retire do ar duas contas que estavam transmitindo conteúdo que incitava medo nas famílias. O trabalho foi realizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Escola segura

Os participantes da Operação Escola Segura identificaram mais de 80 perfis que tiveram links removidos, face à violação de política da plataforma. O conteúdo foi preservado a pedido do Ministério da Justiça para que seja possível avançar nas investigações. Foram realizadas diversas ações preventivas e repressivas contra ataques nas escolas em todo o Brasil, entre as quais a busca por perfis nas redes sociais com postagens relacionadas a crimes contra a vida e discursos de ódio.

Delegacias de crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras também monitoraram ameaças na internet relacionadas a possíveis ataques. Os dados estão sendo analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do ministério, que se dedicará exclusivamente a esse trabalho nos próximos dias, em regime de plantão 24 horas. Qualquer cidadão poderá denunciar ameaças ligadas à segurança de escolas e alunos no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Nas ações que integram a Operação Escola Segura, organizada pelo MJSP em parceria com os estados, trabalham de forma integrada 51 chefes de delegacias de investigação e 89 chefes de agências de inteligência de Segurança Pública (Polícias Civis e Polícia Militar).

Recomendações

COMENTÁRIOS