Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 03/Abr/2023 às 10:02 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Empresário é preso após morte de brasileira na Argentina; mulher caiu do 6º andar

Publicado em 03 Abr, 2023 às 10h02

Amigas de Emilly Rodrigues rechaçam tese de suicídio apontada pela defesa do empresário: “Ela estava ótima e jamais tiraria a própria vida”. Empresário do agronegócio argentino é conhecido por extravagância, ostentação e luxo

Francisco Sáenz Valiente
Emilly e Francisco Sáenz Valiente

A brasileira Emmily Rodrigues dos Santos, de 26 anos, morreu após cair de um prédio em Buenos Aires na última quinta-feira (30) de manhã. Emmily foi encontrada nua pelos bombeiros e morreu no caminho para o hospital.

Na quinta-feira de manhã, a polícia foi chamada por um morador de um prédio. Ele disse que uma mulher havia caído do sexto andar. O apartamento pertence ao empresário Francisco Sáenz Valiente, de 52 anos. Ele foi preso e acusado pela morte da brasileira.

Participe da comunidade do Pragmatismo no WhatsApp e receba notícias pelo celular

Os vizinhos contaram que ele costuma dar festas, normalmente com “música alta e gritaria”. A versão apresentada pelos advogados de defesa de Valiente é que Emmily se jogou do apartamento. A polícia da Argentina investiga as circunstâncias do crime.

Emilly era natural de Salvador (BA). Para as amigas brasileiras da vítima, não restam dúvidas: a jovem foi arremessada do apartamento onde teria ido à convite de uma outra brasileira, após uma saída com um grupo de pessoas na noite anterior à morte.

Os jornais argentinos La Nación e Clarín publicaram, com base em relatos de vizinhos do empresário, que antes da queda foi possível ouvir gritos vindos do imóvel.

Um dos moradores chegou a ligar para a polícia para relatar a gritaria. Em seguida, a mesma pessoa contactou as autoridades para informar que uma mulher estava caída, sem roupas, no pátio interno do prédio.

Joyice Claudia, amiga da vítima, disse em entrevista que a jovem “jamais tiraria a própria vida”. Ela não acredita na versão de que Emmily se atirou pela janela, como teria dito Valiente em depoimento a investigadores que apuram o caso.

“Era uma menina bem tranquila e que bebia pouquíssimo, nós falávamos que ela tinha classe. Sempre muito classuda. Drogas? Ela nunca usou […] Estão tentando passar a garota como ‘louca’. Todas as amigas de Emmily, as brasileiras e as que moram em Buenos Aires, sabem que ela jamais tiraria a própria vida ou que faria qualquer tipo de maldade com alguém.”

“Sempre foi uma pessoa maravilhosa, carinhosa, calma, um poço de calma, tranquila demais. Não tinha guerra com outras mulheres, pelo contrário, sempre apoiava outras meninas. O sonho dela era abrir um salão de beleza porque sempre foi vaidosa […] Queremos justiça porque todos os dias nos matam”, acrescentou Joyice.

A brasileira que teria convidado Emmily para um ‘after’ estava no apartamento do empresário no momento da queda. Ela foi identificada como Juliana Magalhães Mourão, de 37 anos. A mulher prestou depoimento à polícia e afirmou que houve uma briga entre a jovem e Valiente. Ela teria dito também que a vítima se jogou pela janela. Fontes policiais ouvidas pelo La Nación afirmaram que a testemunha tinha arranhões e ferimentos nas mãos, o que chamou a atenção dos investigadores.

Empresário do agro

Apontado como possível autor de feminicídio, Francisco Sáenz Valiente é um empresário argentino do agronegócio conhecido por promover festas privadas e exibir viagens e ostentação.

No Instagram do empresário é possível notar a preferência por viagens voltadas ao ecoturismo, com idas ao Valle de Catamarca, Tierra del Fuego, Sierra de la Ventana, na Argentina. Além de fotos em Miami, nos Estados Unidos, e Tulum, no México.

Participe da comunidade do Pragmatismo no WhatsApp e receba notícias pelo celular

Recomendações

COMENTÁRIOS